MDB confirma fim da “fusão cruzada” com o PSD no Piauí, diz Severo Eulálio
Decisão foi discutida em reunião da bancada estadual, que avaliou projeções eleitorais para 2026
O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, deputado estadual Severo Eulálio (MDB), confirmou em entrevista à imprensa nesta quinta-feira (12) que a bancada do MDB decidiu caminhar para o fim da chamada “fusão cruzada” com o PSD no estado.
Segundo o parlamentar, a decisão foi debatida em reunião realizada na noite da quarta-feira (11), quando os deputados emedebistas fizeram projeções eleitorais e avaliaram o cenário para a disputa das próximas eleições proporcionais.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
De acordo com Severo, o encontro teve como foco analisar as chances de cada partido eleger representantes e as melhores condições para que os parlamentares disputem vagas na Assembleia Legislativa.
“Os parlamentares do MDB estavam todos reunidos ontem, conversando e fazendo contas. O momento agora é de realmente fazer projeções da quantidade de parlamentares que é possível eleger. Todos pensando no melhor para o partido e para que cada parlamentar tenha condições de disputar uma vaga na Assembleia”, afirmou.
A chamada “fusão cruzada” entre MDB e PSD foi utilizada na eleição passada como estratégia para ampliar a competitividade das chapas proporcionais. No entanto, após as análises feitas pela bancada, o entendimento majoritário foi de que a separação pode ser mais vantajosa para os dois partidos no próximo pleito.
“O entendimento majoritário de ontem foi que, realmente, no momento seria melhor essa separação. Foi nesse sentido que terminou a conversa”, explicou.
Severo Eulálio ressaltou que as projeções sobre número de votos e potencial eleitoral de cada legenda pesaram diretamente na decisão.
“Estamos analisando a quantidade de votos, as projeções de parlamentares que podem se eleger e também as chances de quem deseja disputar uma vaga. A possibilidade de disputar com uma quantidade menor de votos também entra nessa conta”, disse.
Apesar do encaminhamento favorável ao rompimento, o presidente da Alepi destacou que a discussão ainda precisa envolver outras instâncias partidárias.
Segundo ele, o tema ainda deve ser debatido tanto pela bancada estadual quanto pela bancada federal antes de uma definição final.
“Ainda tem a questão da bancada estadual e também da bancada federal. Esses diálogos ainda irão acontecer nos próximos dias”, afirmou.
No plano nacional, a manutenção ou não da estratégia entre MDB e PSD ainda deverá ser analisada pelos parlamentares federais.
“Ontem eu levantei a hipótese de conversarmos de forma conjunta, mas ficou acertado primeiro tratar da bancada estadual. A bancada federal ficará para um outro momento, para que os parlamentares federais dialoguem sobre a possibilidade ou não da manutenção da fusão cruzada a nível federal”, concluiu.
Fonte: Portal AZ