Secretário de Saúde confirma três casos positivos do coronavírus no Piauí

Resultado do exame de Marcelo Magno deu positivo para Covid-19

Por Marcelo Gomes,

(Atualizada às 20h39)

O secretário de Saúde do Piauí, Florentino Neto, informou na noite desta quinta-feira (19) que está confirmado três casos positivos do coronavírus no Piauí. Em novo boletim divulgado às 18h35, a Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) afirmou que subiu para 65 o número de casos suspeitos de Covid-19, que estão sendo monitorados no estado.

Secretário de Saúde confirma três casos positivos do coronavírus no Piauí (Foto: divulgação)

O apresentador Marcelo Magno é um dos três portadores do coronavírus anunciados no início da noite desta quinta-feira pelo secretário de saúde. Foi confirmado para positivo o Covid-19 no jornalista que se encontra internado no Prontomed desde o final de semana passado. 

Jornalista Marcelo Magno está com coronavírus (Foto: divulgação)

Nesta quinta-feira (19) o Prontomed afirmou que o estado de saúde de Marcelo Magno continua grave, porém estável, em ventilação mecânica e em uso de drogas vasoativas. 

De acordo com a última atualização feita pela Sesapi, já foram notificados 106 casos, dentre esses 38 foram descartados. 

Boletim divulgado pela Sesapi às 18h desta quinta (Foto: divulgação)

“Com responsabilidade e transparência venho aqui divulgar o boletim mais recentes sobre os casos de coronavírus no Piauí e informar que três pacientes testaram positivo para Covid-19. Todos estão em tratamento e sendo acompanhados por especialistas. É tempo de prudência e pedimos que a população, mais do que nunca, siga todas as recomendações e medidas anunciadas pelo Governo do Estado nesta quinta-feira", disse Florentino Neto. 

De acordo com Florentino Neto, as análises dos casos foram feitas pelo Laboratório Central e pelo Lacen. "O Laboratório Central analisou a primeira amostra, esses resultados foram negativos para o painel viral relacionado a primeira amostra e o Lacen também fez análise da segunda amostra e dos casos analisados hoje, três foram positivos para o novo coronavírus", finalizou. 

Assista ao vídeo abaixo:

Governador decreta estado de calamidade pública

Devido à pandemia do novo coronavírus, o governador Wellington Dias assinou na tarde desta quinta-feira (19) decreto de calamidade pública no Piauí. O decreto traz uma série de determinações e suspensões como o fechamento do bares, restaurantes e shoppings no estado. 

Wellington Dias decreta estado de calamidade pública no Piauí (Foto: Lucas Sousa / Portal AZ)

O decreto será enviado ainda nesta quinta-feira para a Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) votar. Entre as normas, está a suspensão de todas as atividades em academias, boates, clubes, cinemas, casas de shows, clínicas de estética e eventos esportivos. O decreto também determina o bloqueio dos limites do estado para evitar a entrada de pessoas vindas de outras regiões do Brasil.

Nenhum caso confirmado em Teresina, diz FMS

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) informou ao Portal AZ que até agora, não foi registrado nenhum caso de Covid-19 em Teresina. Os números foram atualizados às 17h de hoje. Segundo os dados da FMS, são 78 casos notificados, 70 casos monitorados, oito casos descartados e nenhum caso confirmado.

Sede da Fundação Municipal de Saúde em Teresina (Foto: divulgação)

“Mesmo sem casos confirmados, o momento é de atenção especial aos cuidados e prevenção. Portanto, reiteramos à população que devem ser mantidos os cuidados com higiene, principalmente com a limpeza das mãos com água e sabão, álcool gel, cuidados ao tossir e espirrar, além  de evitar locais  com aglomerações”, lembra Amariles Borba, diretora de Vigilância em Saúde da FMS.

A Fundação Municipal de Saúde esclareceu ainda que a realização dos exames para confirmação do Covid-19 é responsabilidade do Laboratório Central -LACEN que é um órgão da Secretaria Estadual de Saúde do Piauí. "Até o momento (19:25h) a Sesapi não informou à FMS de onde são os pacientes. A FMS está aguardando o comunicado oficial da Sesapi". 

Casos no Brasil

Segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde, na tarde desta quinta-feira (19), o Brasil tem 621 casos confirmados do coronavírus e seis mortes em todo o país. Na quarta, eram 428 pessoas infectadas. 

Comente

Pequisar