Levantamento mostra o impacto do coronavírus em Teresina com metade da população nas ruas

O isolamento social serve para evitar propagação da Covid-19 em massa

Por Jade Araújo,

No dia 20 de março entrou em vigor o primeiro decreto no Piauí estabelecendo ações necessárias para o enfrentamento da crise de saúde pública em decorrência da pandemia da Covid-19, declarada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Desde então, outros decretos foram postos em Teresina e no estado por meio do Governo e Prefeitura.

Coronavírus (Foto: divulgação / PMT)

Mesmo com os suscetivos decretos, um monitoramento feito pela InLoco, divulgado pelo Prefeito Firmino Filho nas redes sociais, apontou que cerca de 50% da população não está respeitando o isolamento social.

Maior parte delas estão concentradas na zona Sul da capital. Com esses dados, o Portal AZ decidiu construir um cenário mostrando a dimensão que o coronavírus pode alcançar na capital, caso o isolamento não seja adotado pela população. Os dados que serão apresentados a seguir foram confirmados pela Prefeitura de Teresina.

Atualmente Teresina conta com 18 casos positivos de coronavírus (Foto: Josué Damascena)

Teresina possui hoje cerca de 850 mil habitantes. Se apenas 10% desses 50%, apontados pelo estudo como pessoas que não respeitam o isolamento social, estiverem nas ruas forem infectadas, Teresina terá 85 mil pessoas com o vírus. Nesse cenário, se 4.250 pessoas, 5% da população, necessitar de cuidados especiais, a cidade não teria como atender, pois hoje Teresina conta com apenas 188 leitos de UTI. Portanto, 4.062 pessoas estariam vulneráveis sem os leitos. Esse número daria para quase lotar o estádio Lindolfo Monteiro, no Centro da capital.

O isolamento social usado como medida de prevenção serve para evitar propagação do vírus em massa. No cenário em que uma pessoa for exposta totalmente, em cinco dias, ela pode contaminar 2,5 pessoas. Em 30 dias, estas pessoas irão contaminar cerca de 406 pessoas, em uma escala de progressão. 

Evolução do coronavírus

Teresina tem 18 casos confirmados de coronavírus, segundo o boletim divulgado ontem (02) pela Prefeitura. Mas antes de chegar aqui, em sua conta no Twitter, a Organização Mundial de Saúde (OMS), publicou no dia 9 de janeiro de 2020, o surgimento do um número elevado de casos de pneumonia em uma cidade na China.

De enfrentamento regional, o coronavírus passou a ser tratado como pandemia pela OMS no início de março, quando o número de infectados saltou de 100 para 800 mil, ultrapassando 1 milhão em 2 de abril. 

Prevenção

Segundo o Ministério da Saúde, alguns cuidados podem ser feitos para evitar a contaminação do coronavírus. Abaixo, uma ilustração mostra que medidas podem ser adotas por cada um.

Como previnir o contágio (Foto: divulgação / Ministério da Saúde)

Matérias relacionadas:

Sesapi registra 268 casos suspeitos de coronavírus no Piauí; Brasil tem 299 mortes    

Jovem de 22 anos morre com sintomas suspeitos de coronavírus no Piauí    

Homem morre no HGV com suspeita de coronavírus; Sesapi investiga

Comente

Pequisar