Chega a 600 o número de casos confirmados de coronavírus no Piauí

Segundo a secretaria, 1834 casos da doença já foram descartados no estado

Por Marcelo Gomes,

A Secretaria de Saúde informou na noite desta quinta-feira (30) que chegou a 600 o número de casos confirmados de coronavírus no Piauí. Em apenas 24 horas, a Sesapi registrou mais 87 novos casos, sendo 48 mulheres e 39 homens, com idades que variam de três meses a 89 anos.   

Chega a 600 o número de casos confirmados de coronavírus no Piauí (Foto: divulgação)

De acordo com o órgão, os municípios de Francisco Ayres e São Julião registraram pela primeira vez casos da covid-19. Agora, são 58 municípios com casos confirmados no estado. O número de óbitos permanece em 24.

Ainda segundo a secretaria, 1834 casos da doença já foram descartados no estado, 151 pessoas já receberam alta médica, 191 estão internadas com sintomas suspeitos, 129 estão em leitos clínicose 60 na UTI. Na quarta-feira (29) o órgão havia registrado 513 casos confirmados de coronavírus no Piauí. 

Mortes por coronavírus no Piauí 

  • 28 de abril: Uma idosa, de 73 anos, de Teresina. A vítima tinha histórico de neuropatia. O outro óbito confirmado foi de um idoso, de 77 anos que sofria de cardiopatia crônica, também da capital. 
  • 27 de abril: uma idosa de 83 anos, natural do município de Canto do Buriti, faleceu no hospital Tibério Nunes em Floriano e tinha hipertensão e artrose.
  • 26 de abril: uma idosa de 70 anos, da localidade Estreito em Buriti dos Lopes, com histórico de diabetes e hipertensão. Um homem de 79 anos, de São Francisco do Piauí, faleceu no Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano. Ele tinha problemas cardíacos. Um senhor, de 95 anos, hipertenso, residente na zona norte de Teresina e que estava internado no Hospital Universitário.
  • 25 de abril: Jovem de 21 anos, do município de Itaueiras e fazia tratamento para tuberculose.
  • 24 de abril: uma idosa de 99 anos, de Teresina. A vítima tinha histórico de hipertensão. 
  • 23 de abril: um idoso de 64 anos, natural de Parnaíba. A vítima faleceu no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde e fazia tratamento para o câncer. 
  • 21 de abril: um idoso de 79 anos faleceu no Hospital Chagas Rodrigues. A vítima era natural de Piracuruca e tinha histórico de doenças cardíacas
  • 20 de abril: um idoso de 85 anos faleceu em um hospital particular de Teresina e tinha histórico de diabetes e doença cardiovascular. 
  • 19 de abril: três óbitos foram registrados. Uma adolescente, de 13 anos, natural de Pedro II, faleceu no Hospital Infantil Lucídio Portela, em Teresina. Ela tinha sequela de paralisia cerebral e desnutrição. O outro foi um idoso de 98 anos, natural de Teresina. A vítima estava internada em um hospital particular e não tinha doenças crônicas. O outro óbito registrado é de um homem de 61 anos, que estava internado no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde, em Parnaíba, com histórico de hipertensão. 
  • 18 de abril: uma idosa de 79 anos, natural de Picos. Ela faleceu no Hospital Regional Justino Luz e tinha histórico de hipertensão.
  • 17 de abril: um idoso de 72 anos, natural de Bom Princípio. A vítima faleceu no Hospital Dirceu Arcoverde, no município de Parnaíba e tinha histórico de hipertensão.
  • 13 de abril: um idoso de 63 anos, natural de Piracuruca. A vítima estava internada no Hospital Getúlio Vargas em Teresina.
  • 09 de abril: uma jovem de 22 anos de Teresina.
  • 08 de abril: um homem de 56 anos de Teresina.
  • 07 de abril: o empresário Nogueira Neto, de 62 anos, presidente do Conselho Regional dos Corretores de Imóveis do Piauí (Creci-PI).
  • 30 de março: o diretor da empresa Delta Laticínios, Oderman Bittencourt, de 45 anos. O paciente apresentava histórico de viagem ao Ceará e tinha comorbidades como obesidade e hipertensão.
  • 27 de março: o prefeito de São José do Divino, Antônio Felícia (PT). Ele tinha 57 anos.
  • 26 de março: um casal de idosos de Teresina de 88 anos e de 73 anos, que estavam internados em um hospital privado da capital. Os dois tinham hipertensão arterial e diabetes mellitus, um deles também tinha pneumopatia crônica.

Quarentena prorrogada no Piauí

O governador Wellington Dias anunciou na tarde desta quinta-feira (30), durante live no Youtube, que foi aprovado por unanimidade depois de reunião com o Comitê de Organização Emergencial de Combate ao Coronavírus, a prorrogação do decreto de quarentena no Piauí até o dia 21 de maio. 

Governador Wellington Dias (Foto: Lucas Sousa / Portal AZ)

Segundo Wellington, serão três semanas para acompanhar a evolução dos casos de coronavírus no Piauí. “Teremos mais três semanas para a medição desse acompanhamento e com um conjunto de ações, vamos investir mais na proteção dos profissionais de saúde, investir na proteção da população e investir para ter mais condições de exames, inclusive para aqueles que já estão nos serviços essenciais”, disse. 

Decreto para evitar aglomerações em bancos 

O prefeito Firmino Filho assinou um novo decreto estabelecendo que bancos, serviços financeiros e lotéricas em Teresina adotem ou reforcem medidas de controle de acesso a esses locais. O objetivo é evitar aglomerações para diminuir o risco de contaminação do coronavírus.

Clientes só vão poder entrar em bancos usando máscaras (Foto ilustrativa - Tânia Rego / Agência Brasil)

O decreto estabelece que as pessoas só poderão entrar nesses estabelecimentos usando máscaras de proteção e que esse material também seja distribuído aos funcionários enquanto estiverem no local de trabalho, além de orientá-los sobre o uso correto. 

Casos no Brasil 

O Brasil chegou a 85.380 pessoas infectadas por covid-19, doença respiratória causada pelo novo coronavírus. O país registrou recorde de novos casos, em 24 horas, com a adição de 7.218 infectados às estatísticas. Segundo atualização do Ministério da Saúde divulgada nesta quinta-feira (28), o total de mortes subiu para 5.901.

*Fonte: Agência Brasil

Matérias relacionadas:

Wellington Dias prorroga decreto de quarentena no Piauí até o dia 21 de maio    
Clientes só vão poder entrar em bancos ou lotéricas usando máscaras
Sobe para 513 o número de casos confirmados de coronavírus no Piauí    

Comente

Pequisar