Bolsonaro avalia visitar Floriano depois de repercussão sobre uso da cloroquina em pacientes com covid-19

Protocolo adotado pelo Hospital Tibério Nunes tem chamado atenção da comunidade médica

Por Marcelo Gomes,

O colunista Robson Bonin da coluna ‘Radar’ da revista Veja, afirmou nesta quarta-feira (13), que o presidente Jair Bolsonaro tem sido estimulado por aliados a visitar o município de Floriano, no interior do Piauí, depois da imensa repercussão sobre o uso da cloroquina e azitromicina no tratamento de pacientes em fase inicial da covid-19. O protocolo adotado pelo Hospital Tibério Nunes tem chamado atenção da comunidade médica em todo o país, pelos números positivos que vem apresentando. 

Bolsonaro avalia visitar Floriano depois de repercussão sobre uso da cloroquina em pacientes com covid-19 (Foto: Marcello Casal / Agência Brasil)

Em entrevista à coluna Radar, o prefeito de Floriano, Joel Rodrigues contou que a iniciativa partiu de uma experiência com uma médica da cidade, Marina Bucar, radicada na Espanha, país atingido fortemente pela doença. Lá, a profissional já atuou no tratamento de 600 pessoas, segundo o prefeito, e fez uma parceria com a Secretaria de Saúde da cidade e com o Hospital Regional Tibério Nunes.

De acordo com o colunista Robson Bonin, o presidente Bolsonaro ainda não decidiu se irá visitar Floriano. Por outro lado, segundo a Revista Veja, alguns assessores alertam que o momento político requer cuidados a exposições públicas, tanto para evitar aglomerações e até mesmo risco de entrar num “campo inimigo”, já que Joel Rodrigues é aliado do governador Wellington Dias. 

O prefeito de Floriano afirmou que ainda não foi acionado pelo Palácio do Planalto sobre a possível vinda de Bolsonaro ao município. “Vamos recebê-lo com maior prazer. Será um privilégio para nós”, disse.

Bolsonaro é a favor da cloroquina 

Nesta quarta-feira (13) o presidente Bolsonaro disse que vai conversar com o ministro da Saúde, Nelson Teich, para incluir o uso da cloroquina, e seu derivado hidroxicloroquina, no protocolo de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) de pacientes com sintomas leves de covid-19. “O meu entendimento, ouvindo médicos, é que ela deve ser usada desde o início por parte daqueles que integram o grupo de risco. [Para] pessoas com comorbidades ou de idade, já deve ser usada a hidroxicloroquina”, disse.

*Fonte: Agência Brasil 

Como funciona o tratamento em Floriano

"O que nós estamos fazendo é o tratamento na segunda semana. Estamos recebendo pacientes com alterações na anatomia dos pulmões. Nós temos feito uma corticoperapia, que é a aplicação de um antiflamatório potente na veia que regride a lesão e o paciente tem uma melhora quase que imediata, cerca de 24 horas depois”, explicou Justino Moreira, diretor do Hospital Tibério Nunes. 

Protocolo adotado pelo Hospital Tibério Nunes tem chamado atenção da comunidade médica (Foto: Sesapi)

O tratamento tem como base o conhecimento adquirido de médicos espanhóis que estão na linha de frente da doença em Madri, através da troca de experiências entre a médica Marina Bucar, florianense radicada na Espanha que já tratou mais de 600 pacientes na Europa. Esse tratamento dura de 3 a 5 dias.

Se o paciente não evolui bem na primeira fase do tratamento e apresenta sintomas moderados com alteração radiológica ele seguem para internação hospitalar. Neste estágio, os médicos costumam adotar a pulsoterapia com metilprednisolona na fase inflamatória.

“Ainda é um número pequeno, mas animador. Considero um divisor de águas que se não puder ser incorporado aos protocolos oficiais nesse momento deveriam estar disponíveis na rede hospital do estado para que os médicos exerçam sua autonomia com o consentimento dos pacientes”, disse Justino Moreira.

Paciente curada com o tratamento (Foto:Secom Floriano)

Segundo o Secretário de Saúde de Floriano, James Rodrigues, a preocupação das autoridades de segurança é garantir o tratamento já nos primeiros sintomas e assim barrar o agravamento da doença. “Com a medida, podemos diminuir muito o número de pessoas internadas nas UTIs do Tibério Nunes”, contou. 

Matéria relacionada:

Secretaria diz que esvaziou leitos de UTI depois de tratar pacientes com cloroquina em Floriano    

Comente

Pequisar