Piauí registra mais cinco óbitos por coronavírus e casos confirmados sobem para 2440
Todos os pacientes que faleceram tinham algum tipo de doença relacionada
(Atualizada às 20h)
O Piauí registrou mais cinco óbitos por coronavírus nas últimas 24 horas, segundo boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde divulgado na noite desta segunda-feira (18). Ao todo são 85 óbitos e 2440 casos confirmados da doença no estado. De acordo com a Sesapi, as vítimas, quatro homens e uma mulher são de Teresina, Água Branca, Matias Olímpio e Uruçuí. Todos os pacientes que faleceram tinham algum tipo de doença relacionada.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Piauí registra mais cinco óbitos por coronavírus (Foto: divulgação)
Segundo o boletim, o idoso de 73 anos, de Matias Olímpio era cardiopata, o de Uruçuí, de 53 anos (diabético), o de Teresina, 67 anos (cardiopata) e o de Pavussu, 75 anos (septicemia). Já a mulher de Água Branca, que tinha 65 anos, era diabética. Das 85 mortes registradas até agora, há 53 homens e 32 mulheres, com idades entre 13 e 97 anos de idade. A vítima mais nova era de Pedro II e a mais velha de Teresina. Ambas do sexo feminino.
De acordo com a secretaria, foram confirmados mais 153 casos da covid-19, sendo 83 mulheres e 70 homens, com idades que variam de dois meses a 88 anos. As cidades de Avelino Lopes, Dirceu Arcoverde, Dom Inocêncio, Nazaré do Piauí, Nova Santa Rita, Olho D’água do Piauí, Pavussu e Passagem Franca registraram os primeiros casos da doença. Agora são 113 cidades do Piauí com casos confirmados de coronavírus.
Conforme o boletim, 4224 casos da doença já foram descartados no estado, 297 pessoas já receberam alta médica, 369 pacientes estão internados, sendo 239 em leitos clínicos, 127 na UTI e três em leitos de estabilização. No domingo (17) o órgão havia registrado 2287 casos confirmados de covid-19 e 80 óbitos.
A pandemia no Piauí
Teresina lidera com o maior número de casos confirmados da doença, são 1327 pessoas infectadas, em seguida Parnaíba (123), Picos (112) e Campo Maior (76). Clique aqui e confira o painel epidemiológico da covid-19 no Piauí.
Mortes por coronavírus no Piauí
- 17 de maio: morreram quatro mulheres de 58 anos, 62 anos, 63 anos e 85 anos, além de um homem de 55 anos. Todos os pacientes tinham algum tipo de comorbidade como cardiopatia, diabetes e hipertensão. Uma mulher de 78 anos de Água Branca. As cidades de José de Freitas e Barras registraram as primeiras mortes pela doença. Um homem de 72 anos e uma mulher de 77 anos, respectivamente.
- 16 de maio: quatro óbitos de Teresina (63 anos, 65 anos, 73 anos e 95 anos) e um de Batalha (41 anos), além de uma mulher de Parnaíba (68 anos). Com exceção dos pacientes de 41 e 63 anos, os demais possuíam doenças relacionadas como cardiopatia, diabetes e hipertensão.
- 15 de maio: um idoso de 90 anos de Água Branca, um homem de 62 anos de Teresina, ambos não possuíam comorbidades. O outro de 80 anos, também de Teresina, era diabético e hipertenso. Entre as mulheres, a de Teresina, de 84 anos, não tinha doenças relacionadas, já a de São Gonçalo do Piauí, de 80 anos, segundo a Sesapi possuía histórico de hipertensão, fato negado pela família da vítima.
- 13 de maio: os idosos, de 66 anos natural do município de Socorro do Piauí, de 57 anos natural de Manoel Emídio e de 76 anos do município de Júlio Borges, sendo este o segundo óbito registrado na cidade, possuiam comorbidades como cardiopatia, diabetes e hipertensão, respectivamente. Todos estavam internados no Hospital Tibério Nunes, em Floriano.
- 12 de maio: oito mortes. Cinco homens com idades de 23 anos (Teresina), 30 anos (Piripiri), 36 anos (Elesbão Veloso), 41 anos (Teresina) e 78 anos (Uruçuí). Apenas o jovem de 23 anos (imunosuprimido) e o idoso (cardíaco) apresentavam comorbidades. As três mulheres, uma em Parnaíba, de 36 anos, em Água Branca de 89 anos e Teresina, de 97 anos apresentavam doenças relacionadas. A mais nova era diabética e as duas mais idosas tinham problemas cardíacos e diabetes.
- 11 de maio: uma mulher de Teresina, de 48 anos, não tinha comorbidades e a outra de Rio Grande do Piauí, de 77 anos, era cardiopata. Já o homem de 51 anos, natural de Picos, também não tinha doenças relacionadas e o de Água Branca, de 87 anos, sofria de problemas cardíacos.
- 10 de maio: um homem, de 48 anos, natural de Monsenhor Hipólito, sem comorbidades e uma mulher de 64 anos, de Picos, que sofria de diabetes, faleceram no Hospital Regional Justino Luz, em Picos. O terceiro óbito foi registrado em Valença, um paciente de 82 anos que estava internado no Hospital Natan Portela, em Teresina e tinha histórico de cardiopata.
- 09 de maio: duas mulheres, uma de 81 anos, de Ilha Grande (que faleceu no HEDA) e a outra, de 76 anos, natural de Palmeirais, mas que morava em Teresina, faleceu em hospital particular da capital. Ambas tinham hipertensão. Dois homens, ambos de Teresina, um de 90 anos, tinha histórico de diabetes e o outro, de 36 anos, era imunosuprimido.
- 08 de maio: uma idosa de 89 anos faleceu em um hospital particular de Teresina. A vítima tinha hipertensão e diabetes.
- 07 de maio: um idoso de 74 anos, com problema pulmonar, faleceu no Hospital Getúlio Vargas em Teresina. A outra vítima foi uma mulher de 52 anos, natural do município de Baixa Grande do Ribeiro. Ela faleceu no Hospital Tibério Nunes, em Floriano.
- 06 de maio: uma idosa de 74 anos, de Teresina. Ela tinha comorbidades para câncer de mama e estava internada no Hospital São Marcos; Uma idosa de 87 anos, também de Teresina, faleceu no Hospital Santa Maria; um idoso de 72 anos, de Teresina, sofria de pneumopatia e faleceu em casa; um outro homem de 67 anos, natural de Cocal e com histórico de diabetes e hipertensão; um idoso de 92 anos com diabetes. Ele era natural da cidade de Santa Luz e faleceu em um hospital de Bom Jesus.
- 05 de maio: um idoso de 73 anos, natural de Colônia do Gurguéia. A vítima aleceu no Hospital Tibério Nunes, em Floriano e tinha histórico de hipertensão.
- 04 de maio: um idoso de 69 anos, natural de Luzilândia, com histórico de diabetes. A vitíma faleceu no Hospital Getúlio Vargas, em Teresina.
- 02 de maio: Um idoso de 69 anos, cardiopata e natural de Júlio Borges, faleceu no Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano. O segundo óbito é de Teresina. Ele tinha 46 anos e sofria de hipertensão.
- 01 de maio: Um homem de 59 anos faleceu no Hospital de Urgência de Teresina (HUT) e tinha histórico de cardiopatia e pneumopatia. A segunda vítima foi uma idosa de 91 anos que faleceu em um hospital particular da capital. Não foi informada comorbidade.
- 28 de abril: Uma idosa, de 73 anos, de Teresina. A vítima tinha histórico de neuropatia. O outro óbito confirmado foi de um idoso, de 77 anos que sofria de cardiopatia crônica, também da capital.
- 27 de abril: uma idosa de 83 anos, natural do município de Canto do Buriti, faleceu no hospital Tibério Nunes em Floriano e tinha hipertensão e artrose.
- 26 de abril: uma idosa de 70 anos, da localidade Estreito em Buriti dos Lopes, com histórico de diabetes e hipertensão. Um homem de 79 anos, de São Francisco do Piauí, faleceu no Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano. Ele tinha problemas cardíacos. Um senhor, de 95 anos, hipertenso, residente na zona norte de Teresina e que estava internado no Hospital Universitário.
- 25 de abril: Jovem de 21 anos, do município de Itaueiras e fazia tratamento para tuberculose.
- 24 de abril: uma idosa de 99 anos, de Teresina. A vítima tinha histórico de hipertensão.
- 23 de abril: um idoso de 64 anos, natural de Parnaíba. A vítima faleceu no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde e fazia tratamento para o câncer.
- 21 de abril: um idoso de 79 anos faleceu no Hospital Chagas Rodrigues. A vítima era natural de Piracuruca e tinha histórico de doenças cardíacas
- 20 de abril: um idoso de 85 anos faleceu em um hospital particular de Teresina e tinha histórico de diabetes e doença cardiovascular.
- 19 de abril: três óbitos foram registrados. Uma adolescente, de 13 anos, natural de Pedro II, faleceu no Hospital Infantil Lucídio Portela, em Teresina. Ela tinha sequela de paralisia cerebral e desnutrição. O outro foi um idoso de 98 anos, natural de Teresina. A vítima estava internada em um hospital particular e não tinha doenças crônicas. O outro óbito registrado é de um homem de 61 anos, que estava internado no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde, em Parnaíba, com histórico de hipertensão.
- 18 de abril: uma idosa de 79 anos, natural de Picos. Ela faleceu no Hospital Regional Justino Luz e tinha histórico de hipertensão.
- 17 de abril: um idoso de 72 anos, natural de Bom Princípio. A vítima faleceu no Hospital Dirceu Arcoverde, no município de Parnaíba e tinha histórico de hipertensão.
- 13 de abril: um idoso de 63 anos, natural de Piracuruca. A vítima estava internada no Hospital Getúlio Vargas em Teresina.
- 09 de abril: uma jovem de 22 anos de Teresina.
- 08 de abril: um homem de 56 anos de Teresina.
- 07 de abril: o empresário Nogueira Neto, de 62 anos, presidente do Conselho Regional dos Corretores de Imóveis do Piauí (Creci-PI).
- 30 de março: o diretor da empresa Delta Laticínios, Oderman Bittencourt, de 45 anos. O paciente apresentava histórico de viagem ao Ceará e tinha comorbidades como obesidade e hipertensão.
- 27 de março: o prefeito de São José do Divino, Antônio Felícia (PT). Ele tinha 57 anos.
- 26 de março: um casal de idosos de Teresina de 88 anos e de 73 anos, que estavam internados em um hospital privado da capital. Os dois tinham hipertensão arterial e diabetes mellitus, um deles também tinha pneumopatia crônica.
Pesquisa aponta que Piauí tem mais de 36 mil pessoas infectadas
A terceira etapa da pesquisa Amostragem, encomendada pelo Governo do Estado, registrou que no Piauí existem 36.120 infectados com o novo coronavírus. A pesquisa realizada entre os dias 12 e 15 de maio testou 3.806 pessoas em 11 municípios. Em 2009, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou que o Piauí tem cerca de 3.273.227 habitantes.
Os testes rápidos para covid-19 que foram usados na pesquisa (Foto: Sesapi)
O inquérito epidemiológico mostra que a taxa de infecção no estado é de 1,10%. Dos 36.120 contaminados com o coronavírus em maio, a pesquisa Amostragem estima que houve 15.480 pessoas foram infectadas recentemente, em até 14 dias, e por isso tem a capacidade de ainda transmitir o vírus.
Firmino Filho assina decreto e autoriza apreensão de veículos e multas
Com o objetivo de tentar diminuir a disseminação do novo coronavírus na capital, o prefeito Firmino Filho assinou nesta segunda-feira (18) um novo decreto que endurece a fiscalização nas barreiras sanitárias montadas nas pontes que ligam Teresina ao município de Timon, no Maranhão. O documento prevê punições para quem desrespeitar o decreto, como pagamento de multas e apreensão de veículos.
Firmino Filho assina novo decreto e autoriza apreensão de veículos e multas (Foto: PMT)
Os veículos flagrados trafegando em Teresina, em desacordo com o estabelecido no decreto, estarão sujeitos a multa no valor de R$ 195,23, por cada passageiro transportado. Além disso, está autorizada a apreensão de qualquer veículo ou meio de transporte, inclusive fluvial, que esteja transportando passageiros em desacordo com o decreto. O veículo ou meio de transporte apreendido será conduzido ao local adequado e ficará sob a tutela dos órgãos do poder municipal.
Brasil passa de 250 mil casos confirmados
O balanço diário do Ministério da Saúde, divulgado nesta segunda(18), registrou 13.140 novos casos confirmados de covid-19, totalizando 254.220. Foi o maior número registrados em 24 horas, desde o início da pandemia no país. O Brasil teve 674 novas mortes registradas nas últimas 24 horas e chegou a 16.792. O resultado representou um aumento de 4,2% em relação a ontem, quando foram contabilizados 16.118 mil falecimentos por covid-19.
*Fonte: Agência Brasil
Matérias relacionadas:
Pesquisa aponta que Piauí tem mais de 36 mil pessoas infectadas com o novo coronavírus
Wellington Dias afirma que medidas de restrições alcançaram resultados positivos no Piauí
Piauí registra mais oito óbitos por covid-19 e casos confirmados chegam a 2287