Covid-19: rede de saúde do Piauí já atendeu mais de 80 pacientes de outros estados do Brasil

Já foram atendidos pessoas do Norte, Nordeste, Sudeste e Distrito Federal

Por Jade Araújo,

O Piauí já identificou 86 casos positivos de covid-19 em pacientes oriundos de outros estados. Essas pessoas que foram atendidas e diagnosticadas como casos confirmados têm os resultados encaminhados para seus estados de origem. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) já foram atendidos nos hospitais do Estado pessoas do Maranhão, Pará, Ceará, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Distrito Federal.

Leitos UTI Coronavírus Heda de Parnaíba - Foto: divulgação / Governo do Piauí

De acordo com o secretário de Saúde, Florentino Neto, o maior número de pacientes são oriundos do Maranhão e estão ocupando leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) nas cidades de Teresina, Parnaíba e Floriano. Em Parnaíba, metade dos leitos do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde, já estão ocupados. 

Teresina tem a maior parte desses pacientes. Para diminuir isso, a Secretaria de Saúde do Maranhão instalou uma unidade de terapia intensiva no Hospital Alarico Nunes Pacheco, em Timon.

“Para tentar solucionar esta questão, entramos em contato com Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão, que se comprometeu em reforçar os leitos de UTI nas cidades de Chapadinha e Tutoia e, assim, solucionar a questão no norte do Piauí, já que a metade dos leitos do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda), em Parnaíba, estão ocupados por pessoas de outros estados. Nós solicitamos um acompanhamento da situação dessa cidade e de  Floriano, já que o único paciente na UTI do Hospital Regional Tibério Nunes é oriundo do estado vizinho”, disse.

Secretário de Saúde, Florentino Neto - Foto: reprodução

O Piauí vem mantendo um diálogo constante com o Governo do Maranhão para preservar os leitos do Piauí e garantir da forma que foram dimensionados. O gestor da Sesapi afirmou que esse contato é para que o sistema de saúde do Piauí não entre em colapso, visto que o plano criado no estado visava apenas os números de contaminados no próprio estado. 

“Nós estamos em tratativas com o estado do Maranhão visando que a gente possa preservar os leitos do Piauí, possa garantir esse leitos da forma que eles estão dimensionados. O nosso Plano de Contingência foi todo direcionado levando em conta a população do Piauí, e nós demostramos isso ao Maranhão e é com essa demonstração que nós estamos buscando soluções para esse problema que levantamos”, explicou. 

Casos no Piauí

No boletim divulgado ontem , o Piauí registrou mais 197 casos confirmados de coronavírus e dois óbitos nas últimas 24 horas. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, agora, são 2637 casos confirmados de covid-19 em 122 municípios. O total de óbitos é de 87. 

A pandemia no Piauí

Teresina lidera com o maior número de casos de coronavírus, são 1385 pessoas infectadas com a doença, em seguida Parnaíba (158), Picos (120) e Campo Maior (76). Clique aqui  e confira o painel da covid-19 no Piauí. 

Matérias relacionadas: 

Técnicos de enfermagem protestam em frente ao Hospital de Urgência de Teresina

Ministério da Saúde vai credenciar mais 15 leitos no Hospital Universitário em combate à covid-19

Piauí registra mais 197 casos confirmados de coronavírus e dois óbitos em 24 horas    

Comente

Pequisar