Conselho elabora protocolo para reabertura de academias e parques no Piauí

Presidente do Cref afirma que protocolo será analisado pelo estado e prefeitura

Por Jade Araújo,

O Conselho Regional de Educação Física do Piauí elaborou um protocolo para a liberação de parques e academias no Piauí. Em entrevista ao Portal AZ, o presidente do Conselho, Danys Queiroz, explicou que a ideia é que o protocolo permita a esses locais, para prática de atividade física, entrarem em uma categoria de menor risco e consequentemente possam abrir antes do previsto inicialmente. O protocolo ainda será avaliado pelo Governo e Prefeitura de Teresina e ainda não existe data para retomada dessas atividades.

Diversas modalidades entraram no protocolo - Foto: pixabay

De acordo com Danys Queiroz, presidente do Cref-PI, a ideia é fazer um novo modelo de academias para que as pessoas possam usufruir com segurança. O Cref também proposta a reabertura de parques, como da Potycabana e da Cidadania, para que pudesse ser feito um serviço orientado, com personal, nos espaços. Além disso, a ideia é que as pessoas da comunidade possam ter orientação da atividade física e cuidados para evitar o contágio.

"O problema é que a Educação Física está sendo considerada atividade de alto risco. Eu concordo com a Prefeitura. Mas antes, a academia que era feita tinha esse risco alto de contágio, so que com os nossos procedimentos irá baixar muito. Não haverá aglomeração, vai ter espaço bem maior para cada cliente, os clientes da academia vai ter que se adequar as novas medidas. Então com isso, a nossa ideia é que a academia possa ser colocada de baixo contágio e possa abrir junto com o outro comércio", explicou. 

Danys Queiroz - Foto: divulgação

O presidente espera ter uma resposta da Prefeitura de Teresina quanto as propostas que serão lançadas, como cursos de capacitação a profissionais da área para trabalharem durante e após a pandemia do novo coronavírus.

"Iremos ter uma reunião com o Washington Bonfim e com o professor Emidio, que é representante dentro da UFPI para termos esse diálogo e fazermos um curso online para todos os nossos profissionais que possam trabalhar melhor nesse período de pandemia e pós pandemia", contou. 

Conselho também pede a reabertura de parques - Foto: divulgação / PMT

Recomendações gerais

  • Tanto os estabelecimentos públicos ou privados, onde se desenvolverão atividades “indoor” ou em áreas externas, os mesmos, deverão observar as seguintes recomendações:
  • Utilizar de máscara de proteção individual por todos que estiverem nos referidos locais e substituição da mesma a cada hora trabalhada caso sejam descartáveis, e/ou lavagem se for reutilizável;
  • Prender os cabelos (no caso de compridos) ao ministrar aulas, realizar exercícios físicos e atividades esportivas.
  • Evitar a utilização de barba tanto pelos colaboradores, como, personais trainers e praticantes;
  • Disponibilizar recipientes com álcool em gel a 70% para utilização pelas pessoas em todas as áreas.
  • Higienizar as mãos com água e sabão e/ou álcool em gel a 70% com bastante frequência.
  • Evitar horários de pico e que os praticantes se programem para treinarem em horários alternativos.
  • Restringir a entrada, permanência e a prática de exercícios físicos e/ou atividades esportivas de pessoas com temperatura acima de 37.8 °C ou sintomatologia do COVID-19;
  • Disponibilizar lixeiras com tampa acionadas por pedal ou outro sistema automático;

CONFIRA O PROTOCOLO COMPLETO

Comente

Pequisar