Firmino Filho diz que reabertura do comércio pode ocorrer na segunda quinzena de julho

Prefeito analisou a possibilidade de fazer lockdown mais rígido

Por Fernanda Gil Lustosa,

O prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), afirmou na manhã desta quarta-feira (24) que há possibilidade de retorno das atividades comerciais a partir da segunda quinzena de julho. Na ocasião, o gestor divulgou o resultado da décima etapa da pesquisa sorológica feita na capital. 

Firmino Filho fala em medidas mais rígidas para retomada do comércio em Teresina (Foto:Reprodução)

“Isso se dá porque estamos analisando que a taxa de transmissibilidade de covid-19 em Teresina tem se mantido em até um, como se já tivéssemos chegando ao pico da doença, mas para isso precisamos manter os índices de isolamento social”, explica o prefeito.

Firmino Filho também analisou a possibilidade de fazer lockdown mais rígido para manter os índices de isolamento social.

"O que estou propondo ao governador Wellington Dias é de fazer fazer o chamado sprint final, endurecer o máximo possível as medidas de isolamento e se possível até um lockdown mais rígido, para que possamos passar por esse momento de forma tranquila e lá na frente, no início de julho, iniciar a retomada da economia", explica.

Ele destacou que será elaborado um plano de retorno gradual do comércio, com observação dos setores que poderão começar a funcionar. 

Teresina tem 156.623 pessoas infectadas com covid-19

O resultado da décima etapa da pesquisa de investigação sorológica foi apresentado na manhã desta quarta-feira (24), pelo prefeito Firmino Filho (PSDB), através de uma videoconferência. Os dados são de 19 a 21 de junho. De acordo com o levantamento, Teresina tem 156.623 pessoas infectadas com covid-19, um aumento de apenas 17% em relação a última pesquisa. 

"É uma taxa bastante menor, que dá indício de que eventualmente estamos na parte da curva que está menos intensa. Ou estamos perto do pico ou estamos no Pico, eventualmente na segunda semana dele", diz Firmino Filho.

Dentre estes positivados, 36.496 pessoas são altamente infectantes, ou seja, ainda não adquiriram imunidade e transmitem a covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus. 

Matérias relacionadas

Décima etapa de pesquisa revela que Teresina tem 156.623 infectados com covid-19    

Pesquisa revela que há mais de 94 mil pessoas infectadas pelo novo coronavírus em Teresina

Nova Pesquisa aponta que Teresina tem mais de 72 mil casos de coronavírus

Nova pesquisa sobre a covid-19 em Teresina aponta quase 50 mil pessoas infectadas

Nova pesquisa da prefeitura aponta que Teresina tem 32 mil casos confirmados de covid-19

Pesquisa estima que Teresina tenha mais de 17 mil infectados por covid-19

Pesquisa estima que 12.492 pessoas estejam infectadas com covid-19 em Teresina

Comente

Pequisar