Governo lança campanha para uso de máscaras no Piauí

Uso do equipamento de proteção é obrigatório no estado

Por Jade Araújo,

Para reforçar as ações de combate contra a pandemia do novo coronavírus, o Governo do Estado lançou a campanha de uso de máscaras. A ideia é que as pessoas tenham o hábito do uso do material. No momento, o estado se prepara para iniciar a retomada gradual das atividades econômicas. O decreto de distanciamento social segue até este dia 6 de julho e apenas alguns setores tem permissão para retomar as atividades. 

Governo lança campanha para uso de máscaras no Piauí - Foto: reprodução

Acessório recomendado pela Organização Mundial de Saúde, a máscara é um utensílio obrigatório no estado. Na campanha divulgada nas redes sociais, o reforço é para que as pessoas usem o material assim que sairem de casa como forma de proteção indívidual e coletiva. Veja abaixo.

 

"Quando voce faz isso por voce, também faz pelos seus filhos, pela sua família, por seus vizinhos, por quem precisa trabalhar, por respeito ao próximo. E no fim, acaba fazendo por toda a sua cidade. Quanto maior o cuidado, mais rápido vamos superar esse momento. Se precisar sair de casa, é seu dever usa-lás"

No Piauí, o uso da máscara de proteção facial se tornou obrigatório desde o dia 22 de abril, após a publicação do decreto do Governo do Estado, como medida adicional de saúde pública no combate a disseminação da Covid-19, porém, a Vigilância Sanitária do Estado ressalta, que o uso de máscaras faciais não substitui as demais medidas de proteção para evitar a proliferação do coronavírus.

Uso obrigatório no Piauí

Na última sexta-feira (3), o presidente Jair Bolsonaro sancionando, com vetos, a lei que obriga o uso de máscaras em espaços públicos, transportes públicos como táxis, carros de aplicativos, ônibus, aeronaves e embarcações fretadas. Porém, com a autonomia dada a estados e municípios, pelo Supremo Tribunal Federal, em ações de combate, o decreto assinado pelo Governador Wellington Dias, no Piauí, é que o uso é obrigatório no território estadual, com o descumprimento sendo punido com multa. 

ANVISA recomenda máscaras com 3 camadas

A Diretoria de Vigilância Sanitária do Piauí (Divisa) republicou, no dia 14 de junho, a Recomendação Técnica Nº 013, que trata sobre as medidas para a utilização correta de máscaras faciais de uso não profissional. A republicação se deu mediante uma alteração realizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), no que diz respeito a fabricação correta das máscaras faciais caseiras.

Anvisa exige a obrigatoriedade de três camadas de tecido na fabricação de máscaras caseiras (Foto: UFRN)

De acordo com o documento republicado, as máscaras caseiras agora terão a obrigatoriedade de possuir três camadas de tecidos na sua fabricação, sendo uma camada de tecido não impermeável na parte frontal, tecido respirável no meio e um tecido de algodão na parte em contato com a superfície do rosto. “Essas exigências da Anvisa para a fabricação das mascaras faciais caseiras é mais uma medida como forma de oferecer uma proteção mais segura e eficaz para a população contra o coronavírus”, ressaltou a diretora Divisa, Tatiana Chaves.

O documento republicado com as recomendações técnicas das medidas para a utilização e fabricação correta de máscaras faciais caseiras está disponível no site da Vigilância Sanitária do Estado para o conhecimento e apreciação de toda a população, por meio do link (www.saude.pi.gov.br/divisa).

Comente

Pequisar