Conselho aguarda decisão do COE para antecipação da reabertura das academias e outros espaços

Reabertura está marcada inicialmente para o dia 8 de setembro

Por Jade Araújo,

O Conselho Regional de Educação Física enviou um ofício ao Governo do Estado solicitando a ampliação das atividades físicas e esportivas em espaços públicos de Teresina, assim como a antecipação da reabertura das academias. Em entrevista ao Portal AZ, o presidente do conselho, Danys Queiroz, afirmou que nesta segunda-feira (03) teve uma reunião com o prefeito Firmino Filho e o mesmo apoiará o processo de antecipação que será decidido pelo Comitê de Operações Emergenciais do estado (COE). 

Conselho aguarda decisão do COE para antecipação da reabertura das academias e outros espaços (Foto: pixabay)

De acordo com o Plano de Retomada feito pelo Governo do Estado, a previsão de retorno das academias é para setembro, o que vem gerando contestação do conselho devido essas atividades terem ficado para reabrir após os bares.

Segundo o presidente do Cref, Danys Queiroz, após a reunião, Firmino Filho apoiará o desejo do conselho para antecipação da reabertura. Outro pedido feito ao COE foi para reabertura de clubes na capital. 

"Quem decide a abertura, a data, é o Governo do Estado e ela está marcada para 8 de setembro. Nós estamos com solicitação ao COE para que fosse reaberto de forma imediata as academias e não só os espaços públicos, mas todos dos espaços abertos, como os clubes. Se o parques podem funcionar, porque os clubes não podem? Já que possuem as mesmas características. Essa solicitação vai ser analisada hoje pelo Comitê do Estado. O prefeito disse que irá se juntar a nós nessa proposta. Então esperamos que o comitê repense suas decisões e retrocedam nos colocando antes dos bares", explicou. 

O presidente do Cref informou ainda que o comitê deve se reunir nesta segunda para dar uma resposta sobre a retomada dessas atividades.

Profissional de educação física, Bruno Rodrigues - Foto: arquivo pessoal

O profissional de educação física, Bruno Rodrigues, defendeu a necessidade de adaptação dos profissionais as novas regras que vieram com o momento da pandemia. 

"Nos profissionais de educação física temos que nos adaptar, assim como todos os outros profissionais durante a pandemia. A gente ficou parado um certo tempo. Sempre dependemos da ordem do governo, da prefeitura, para fazermos os atendimentos. Os parques estão fechados e reabriram agora e os profissionais vão lá realizar esses atendimentos. As academias estão fechadas e quando reabrirem devem vir com todos os protocolos. Só os profissionais de educação física podem fazer esse atendimento de forma segura", contou Bruno ao Portal AZ. 

Com restrições e delimitação de áreas para treino, Parque da Cidadania já está em funcionamento - Foto: divulgação

Com a retomada gradual, espaços como parques já foram autorizados a funcionar. Esses locais podem ser usados para prática de atividades, porém Bruno alerta que essas atividades devem ser desenvolvidas com um profissional de educação física para que seja a adequação da carga de exercício ao corpo de cada indivíduo. 

"Temos que prestar atenção em vários fatores, como o distanciamento, o uso da máscara, que hoje é muito discutido quando for fazer atividade física. Para mim a principal observação é você treinar sob a supervisão de um profissional de educação física habilitado. Só ele vai saber fazer essa adequação do exercício controlar o volume e a intensidade e pela questão da imunidade", relatou.

Matérias relacionadas:

Conselho pede a secretário ampliação das atividades físicas e reabertura das academias    

Wellington Dias assina decreto com novas datas para flexibilização das atividades econômicas

PMT autoriza funcionamento do Parque da Cidadania a partir da próxima semana

Conselho elabora protocolo para reabertura de academias e parques no Piauí

Comente

Pequisar