Estudo aponta redução no número de ocupação dos leitos para covid-19

Levantamento compreende os leitos de UTI, clínicos e de estabilização

Por Fernanda Gil Lustosa,

Um levantamento realizado pela Secretária de Saúde do Piauí (Sesapi) revelou que houve uma queda na ocupação de todos os três tipos de leitos  para a covid-19 (UTI, clínicos e de estabilização), nas unidades de saúde do estado.

Estudo revela queda na ocupação em todos os três tipos de leitos (Foto:Sesapi)

No painel epidemiológico, divulgado na noite desta segunda-feira (03), haviam 411 pessoas internadas em leitos clínicos para tratamento de Covid. Avaliando esses dados entre 7 de julho e 3 de agosto, a taxa de ocupação dos leitos clínicos caiu 29%. 

Atualmente, 41,8% dos leitos clínicos estão ocupados, mostrando outra tendência de queda. Em 7 de julho, a taxa de ocupação era de 54%.

Em relação aos leitos de estabilização, a queda foi de quase 40%, diminuindo de 27 internações em 7 de julho para 17 internações em 3 de agosto. Já a taxa de ocupação desse tipo de leito era de 37% em 7 de julho e agora está em 23,3%.

Já os leitos de Unidades de Terapias Intensivas (UTIs), tiveram uma redução de 330 internados (o pico até agora), no dia 7 de maio, para 279 no mesmo período, uma queda de 15%. A taxa de ocupação também caiu, em 7 de maio, 77% das UTIs estavam sendo usados por pacientes com Covid-19. Ontem, dia 3 de agosto, o índice de ocupação era de 60,9%.

Dados em queda (Foto:Divulgação)

Os números do painel Covid-19 também mostram que houve uma melhora significativa nos dados sobre a propagação da doença no estado. 

A redução na taxa de ocupação dos leitos é um dos critérios exigidos pelas autoridades sanitárias de todo o mundo, entre elas a Organização Mundial de Saúde (OMS), para que os governos estaduais e locais comecem a flexibilizar as regras de confinamento. Amparado por técnicos da Secretaria de Saúde e em sintonia com o Consórcio Nordeste, o Governo do Piauí tem sido bastante cauteloso nas medidas em relação ao Covid-19.

Taxa de ocupação de leitos clínicos
7 de julho (pico) – 54%
3 de agosto – 41,8%

Taxa de ocupação de leitos de estabilização
7 de julho (pico) – 37%
3 de agosto – 23,3%

Taxa de ocupação de leitos de UTI
7 de maio (pico) – 77%
3 de agosto – 60,9%

Matérias relacionadas:

Piauí contabiliza 1.219 casos confirmados e 16 mortes por covid-19; pandemia já atinge 221 municípios

Conselho aguarda decisão do COE para antecipação da reabertura das academias e outros espaços    

Estudo revela que número de óbitos por covid-19 continua em queda pela quarta semana seguida no Piauí    

*Com informações do Governo do Estado

Comente

Pequisar