Piauí registra quatro casos confirmados da síndrome associada ao novo coronavírus

Doença acomete crianças e adolescentes, com idades entre sete meses e 16 anos

Por Renayra de Sá,

A Secretaria de Saúde do Piauí afirmou na manhã desta quinta-feira (10) que quatro casos de Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica (SIM-P) foram confirmados no estado. 

A doença acomete crianças e adolescentes, com idades entre sete meses e 16 anos, e está relacionada também, em alguns casos, ao novo coronavírus.

Piauí registra quatro casos confirmados da síndrome associada ao novo coronavírus  (Foto: Peter Illiciev/FioCruz)

Ao Portal AZ, a Sesapi explicou que dentre os casos confirmados, um é residente de Teresina, um é de Nazária e outros dois são de Timon, no Maranhão, mas estão em tratamento na capital piauiense. No total já foram notificados seis casos, sendo que um segue sob investigação e outro veio a óbito por possíveis complicações da doença. 

Para monitorar os casos da doença no estado, o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde(CIEVS) implantou equipes de vigilância nos hospitais.

“Como ainda se desconhece o grau de comprometimento do coronavírus nas crianças, temos que nos precaver e se antecipar discutindo também o que fazer diante dessa Síndrome, que pode ter relação com as crianças que tiveram contato com a Covid-19”, explica a coordenadora do CIEVS.

Os membros do Cievs vão se reunir nesta sexta-feira (11) para discutirem sobre os casos no estado. 

Casos no país 

De acordo com a Agência Brasil, pelo menos 197 crianças e adolescentes brasileiros apresentaram, até o fim de agosto, uma série de problemas de saúde que, juntos, podem caracterizar uma nova doença potencialmente associada a covid-19, a Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica.

De acordo com o Ministério da Saúde, do total de crianças, 140 tinham menos de 10 anos no momento em que adoeceram. Ainda segundo a pasta, a síndrome pode ter causado a morte de pelo menos 14 pacientes com idades entre 0 e 19 anos no período de maio a agosto deste ano.

Sobre a SIM-P

A síndrome inflamatória multissistêmica pediátrica (SIM-P) ocorre em dias a semanas após a infecção por Covid-19 e é caracterizada por febre alta e persistente em crianças e adolescentes até 19 anos, lesões de pele nas extremidades, lesões na boca.

Os casos mais graves levam à morte. A maior parte dos casos relatados da Síndrome apresentou exames laboratoriais que indicaram infecção atual ou recente pela Covid-19 ou vínculo epidemiológico com caso confirmado do novo coronavírus.

Comente

Pequisar