Médico obstetra Joaquim Vaz é o primeiro piauiense a receber vacina contra a covid-19

Governador Wellington Dias fez o lançamento oficial da campanha

Por Marcelo Gomes (da Redação) e Vitória Pilar (do local),

(Atualizada às 18h30)

O médico obstetra Joaquim Vaz Parente, de 75 anos, foi o primeiro piauiense a receber a dose da Coronavac, vacina contra o coronavírus, na tarde desta segunda-feira (18) em Teresina. Ele atua há 45 anos na Maternidade Evangelina Rosa e já realizou em torno de 20 mil partos em toda sua vida profissional.

Médico Joaquim Vaz é o primeiro piauiense a receber vacina contra a covid-19 (Foto: divulgação Sesapi)

"Depois de uma estrada sinuosa, permeada de momentos de escuridão, com uma certa atenuação, mas nunca sem que se conseguisse enxergar alguma luz. Esse momento pode ser coroado com o aparecimento desta luz no fim do túnel, que para nós pode representar o primeiro processo de estagnação, a primeira barreira a ser erguida contra esta pandemia que tanto tem assolado o mundo, o Brasil e o nosso Piauí. Nesse momento, o que me resta é agradecer a Deus por tomar a vacina contra o coronavírus", disse o médico em meio às lágrimas.

"É com grande satisfação que me disponho a tomar essa vacina", declarou o obstetra (Foto: Vitória Pilar / Portal AZ)

O governador Wellington Dias fez o lançamento da campanha de vacinação contra a Covid-19 no Piauí. O chefe do executivo estadual relatou que todos os municípios terão postos de vacinação contra a doença. Ele citou ainda que a vacina é a única arma disponível para barrar a proliferação do coronavírus. 

“É um gesto mais do que simbólico. Aqui no Piauí vamos participar, vamos no vacinar em cada município. Não é um ato egoísta, pensando apenas na sua preservação. É um ato altruísta. É um ato de respeito ao outro, responsabilidade com o outro. Com isso, garantimos o bem estar das outras pessoas. A região Norte e Sul, o mais rápido possível, em todo o Piauí, vamos realizar essa integração com o município. A vacina é arma mais forte que nós temos para esse inimigo em comum: o coronavírus", afirmou. 

Governador Wellington Dias durante lançamento da Coronavac em Teresina (Foto: divulgação Sesapi)

O presidente da Fundação Municipal de Saúde, médico Gilberto Albuquerque, pontuou que 11 mil pessoas deverão ser vacinadas nos próximos dias na capital. “Para nós, em Teresina, já é um alívio. Teremos em poucos dias mais de 11 mil pessoas livres dessa doença. Diante de uma pandemia dessa, que o mundo se ajoelhou, quando chega nosso principal defensor, é só agradecer”, disse.

"A campanha será exitosa", garante secretário 

O Secretário de Saúde, Florentino Neto, elogiou a ação do governador na adesão de vacinas ao estado. Em uma fala emocionada, Florentino dedicou o ato simbólico da vacina aos profissionais da saúde que perderam suas vidas para a covid-19. 

Florentino Neto, secretário de Saúde (Foto: Vitória Pilar / Portal AZ)

"Com a ajuda do nosso líder, nós vamos ser vencedores. A campanha será exitosa com a participação de todos. A Sesapi vai atuar fortemente na distribuição dos insumos, na logística para distribuir vacinas, na supervisão e fiscalização do processo de vacinação. Além disso, vamos garantir pontos de atendimento para os profissionais de saúde, para dessa forma, coroar todo o trabalho tortuoso e difícil, mas que efetivamente seria assumido", declarou o secretário. 

"A presença dos que estão recebendo hoje é muito importante, pois significa aqueles que perdemos, nossos profissionais da saúde. Suas memórias ficarão claras como aqueles irmãos piauienses que não rejeitaram à luta, mas infelizmente morreram na guerras, deixando legado de vitória para todos do Piauí", finalizou.

Quem recebeu as doses

A técnica em enfermagem da UTI Covid-19, do Hospital Infantil Lucídio Portella, Modestina Bezerra da Silva, de 60 anos, foi a segunda a ser vacinada. Em seguida, Ana Maria Brito dos Santos, de 52 anos. Ela trabalha no Hospital da Polícia Militar na ala Covid-19. Logo depois recebeu o imunizante, a técnica de enfermagem Marta Regina de Sousa Madeira, de 42 anos, funcionária do Hospital Getúlio Vargas.

Em seguida foi a vez da enfermeira Sheyla Barbosa dos Santos, de 33 anos. Ela atua na UTI Covid-19 do Hospital Natan Portella, e foi responsável por receber o primeiro paciente com o vírus na unidade de saúde.

Amariles Borba recebeu a sexta dose da Coronavac em Teresina (Foto: Vitória Pilar / Portal AZ)

A médica Amariles Borba foi a sexta profissional a ser vacinada. Ela é diretora de Vigilância em Saúde da Fundação Municipal de Saúde de Teresina (FMS) e foi indicada pela prefeitura para receber uma das doses. "Larguem os celulares e leiam os livros. Valorizem a nossa ciência e educação. É um novo começo", declarou.

Vacina chega em Teresina 

A aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) com as primeiras doses da Coronavac, vacina do Instituto Butantan feita em parceria com o laboratório chinês Sinovac, pousou por volta das 15h no Aeroporto Petrônio Portella, localizado na zona Norte de Teresina. 

Piauí recebeu mais de 60 mil doses da Coronavac (Foto: divulgação)

O Piauí está recebendo do Ministério da Saúde 61.160 doses da vacina CoronaVac. Entre esse número, 28.651 mil doses para profissionais da saúde, 10 para pessoas com deficiência institucionalizadas, 460 doses para pessoas com mais de 60 anos institucionalizadas e 21 para indígenas vivendo em terras demarcadas. 

O quantitativo engloba tanto a 1° e a 2° dose da vacina para os grupos previstos na primeira fase de vacinação do estado do Piauí. Assista ao vídeo de lançamento da campanha de vacinação contra a Covid-19.

Em Teresina, FMS define público da 1° etapa

A equipe técnica da Fundação Municipal de Saúde (FMS) esteve reunida na manhã desta segunda-feira (18) e definiu que as 11 mil doses da vacina Coronavac que chegarão à Teresina serão aplicadas em profissionais de saúde da rede pública e privada, idosos, deficientes e profissionais de instituições de longa permanência (asilos) nesta etapa da campanha.

“Nossa logística de aplicação das doses foi pensada de acordo com a quantidade que receberemos nesse primeiro momento”, diz Gilberto Albuquerque, presidente da FMS. O Ministério da Saúde recomenda que 34% das doses de cada Estado sejam destinadas para profissionais de saúde.

Piauí recebe primeiro lote de vacinas contra a covid-19: “dia histórico”, afirma Wellington Dias (Foto: divulgação)

Amariles Borba, diretora de Vigilância em Saúde da FMS, informou que em Teresina, as doses serão direcionadas, prioritariamente, aqueles profissionais que trabalham nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) exclusivas COVID, os que trabalham em Unidades de Terapia Intensiva (UTI’s) COVID. Além desse grupo, também estão inclusos os profissionais que trabalham em urgências e emergências de hospitais, os que atuam nas alas COVID das unidades e os profissionais que trabalham no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

“A FMS está fazendo todo o levantamento interno de seus profissionais que serão vacinados nesta primeira fase. E está recebendo os nomes daqueles que trabalham em unidades de saúde Estaduais e particulares. A lista de vacinados será nominal, com nome completo, cargo e unidade em que trabalham”, explica Amariles Borba.

Matérias relacionadas:

Técnica em enfermagem do HGV será a primeira pessoa a receber vacina contra Covid-19 no Piauí    

Piauí recebe primeiro lote de vacinas contra a covid-19: “dia histórico”, afirma Wellington Dias

“É real a possibilidade de iniciar a vacinação no dia 20”, diz governador Wellington Dias

Pazuello diz que começa a distribuir vacinas nesta segunda-feira para todos os estados

Enfermeira negra é primeira pessoa vacinada contra covid-19 no Brasil

Anvisa autoriza uso emergencial das vacinas Coronovac e de Oxford contra a Covid-19

Plano prevê vacinar 1,1 milhão de pessoas contra a covid-19 no Piauí; veja os grupos prioritários

Comente

Pequisar