Secretaria de Saúde amplia leitos para pacientes com covid-19 nos hospitais do Piauí

Foram adicionados 43 leitos clínicos e 25 leitos de UTI nas unidades de saúde

Por Vitória Pilar,

A Secretaria de Estado da Saúde anunciou que os números de leitos para paciente diagnosticados com covid-19 foram ampliados nos hospitais da rede pública. Conforme a Sesapi, nessa quinta-feira (4), foram adicionados 43 leitos clínicos e 25 leitos de UTI as unidades de saúde. 

Secretaria de Saúde amplia leitos para pacientes com covid-19 nos hospitais do Piauí (Foto: divulgação/CCOM)

Atualmente, há 681 leitos clínicos disponíveis, sendo que 445 estão ocupados. Em relação aos 350 leitos de UTI, 291 estão sendo utilizados pelos pacientes. Em Teresina, a ocupação dos leitos de UTI chega a uma ocupação de 85%, enquanto no interior a taxa já alcança 79%. 

Para o diretor do Hospital Natan Portella, José Noronha, apesar da ampliação de recursos médicos para as unidades de saúde, é indispensável que a população trabalhe com medidas preventivas. 

“Independentemente da variante do vírus que estamos enfrentando, a profilaxia (prevenção) continua sendo a forma mais efetiva de enfrentar esse vírus. É preciso respeitar o distanciamento social, utilizar correta da máscara, higienizar as mãos antes de levá-las ao rosto. São esses cuidados que vão ajudar a reduzirmos as taxas e evitarmos uma sobrecarga no nosso sistema de saúde”, aconselha.

Governador comemora leitos reativos no Piauí 

O governador Wellington Dias (PT) usou as redes sociais nesta quinta-feira (04) para comemorar a decisão da ministra do Supremo Tribunal Federal, Rosa Weber, que determina a reativação de 278 leitos de Unidade de Terapia Intensiva no Piauí para o tratamento da covid-19. "É uma vitória importante para o povo", destacou o chefe do executivo estadual.

Rosa Weber manda governo reativar leitos de UTI para Covid no Piauí (Rosinei Coutinho / STF)

Após ação ajuízada pela Procuradoria Geral do Estado, o Piauí se torna mais um contemplado com a ordem da ministra, que já tinha determinado que o Ministério da Saúde reativasse leitos no Maranhão, Bahia e São Paulo.

Matéria relacionada:

"É uma vitória importante para o povo", diz Wellington Dias sobre reativação de leitos de UTI

Comente

Pequisar