Secretaria de Saúde confirma casos de variantes do coronavírus no Piauí
Pacientes tiveram contato com pessoas oriundas do Maranhão e Amazonas
A Secretaria de Estado da Saúde, a Coordenação de Epidemiologia/CIEVS e o Laboratório Central do Piauí (Lacen) informaram ao Portal AZ, na tarde desta terça-feira (13), que foram detectadas no Piauí a variante P.1 derivada da linhagem B.1.1.28 e a variante P.2 derivada da linhagem B.1.1.33, novas cepas do SARS-COV-2.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Secretaria de Saúde confirma casos de variantes do coronavírus no Piauí (Foto: ilustrativa / reprodução internet)
Segundo a Sesapi, os pacientes são residentes de Teresina nos bairros Nova Teresina, Centro e São Joaquim. Eles relataram terem mantido contato com pessoas oriundas do Maranhão e Amazonas, onde há o registro das mesmas variantes. Um deles tem idade de nove anos, sexo feminino e o outro de 18 anos do sexo masculino. O terceiro paciente é residente no bairro São Joaquim, tem 56 anos e esteve em Pedreiras no Maranhão.
Os exames dos pacientes foram encaminhados ao Lacen Bahia, laboratório de referência para o sequenciamento dos casos do Piauí. Segundo a Coordenadora de Epidemiologia/CIEVS, Amélia Costa, o sequenciamento genético não é um método de diagnóstico.
“Mas a análise do seu resultado permite quantificar e qualificar a diversidade genética viral circulante no país. Até agora, foram encaminhadas ao Lacen Bahia, 19 amostras provenientes do Piauí. Estamos em constante monitoramento”, explicou Amélia.
A Coordenadora chamou a atenção da população para a importância seguir os decretos e manter as normas de higiene, evitando aglomerações. “As novas variantes impactam nos números, mas não são as únicas responsáveis pela situação que estamos vivendo. Devemos manter o distanciamento, usar máscaras, álcool e evitar aglomerações”, finalizou.