Casos de dengue aumentam 91,5% em relação ao ano passado

De acordo com o boletim epidemiológico, o estado registrou 2.256 casos confirmados até o momento

Por Rayfran Junior,

A Secretaria de Saúde do Piauí divulgou um aumento significativo de 91,5% nos casos de dengue em comparação com o ano anterior. De acordo com o boletim epidemiológico da semana, publicado nesta segunda-feira (25), o estado registrou 2.256 casos confirmados até o momento, representando um aumento de cerca de 25% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando foram notificados 1.770 casos.

Foto: Governo do PiauíRedução nos casos de dengue e chikungunya
Casos de dengue aumentam 91,5% no Piauí em relação ao ano anterior 

Até o momento,  neste ano, duas mortes por dengue foram confirmadas, ambas ocorridas na cidade de Bom Jesus. Atualmente, 134 municípios do estado notificaram casos prováveis da doença. Os municípios com o maior número de casos investigados incluem Teresina, Bom Jesus, Currais, Parnaíba e Guadalupe. Quando considerada a incidência por habitante, os municípios com mais registros são Currais (aproximadamente 6,2 casos por habitante), Bom Jesus (3,7 casos por habitante), Guadalupe (1,3 casos por habitante), Redenção do Gurgueia (1,2 caso por habitante) e Ribeiro Gonçalves (1 caso por habitante).

É importante que a população esteja atenta aos sintomas da dengue, que incluem febre, dor no corpo e nas articulações, dor atrás dos olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça, manchas vermelhas no corpo, dor abdominal intensa, vômitos, letargia ou irritabilidade.

Em caso de identificação de sintomas, é recomendável procurar uma unidade de saúde para realizar os procedimentos necessários. O tratamento para casos leves inclui repouso, hidratação, administração de paracetamol ou dipirona para febre e dor, e evitar o uso de ácido acetilsalicílico. No entanto, é crucial buscar atendimento médico imediato em caso de sinais de alarme, como dor abdominal intensa e contínua, náuseas, vômitos persistentes e sangramento de mucosas, pois esses podem indicar complicações que exigem internação e manejo clínico adequado.

Fonte: Portal AZ

Comente

Pequisar