A Sempi realiza ações de prevenção à violência contra mulheres no Carnaval

Equipes psicossociais distribuem materiais informativos sobre prevenção à violência doméstica e promovem diálogos com a população sobre a importância do respeito e da prevenção da violência contra as

Por Carlos Sousa,

A Secretaria de Estado das Mulheres do Piauí (Sempi), em parceria com o Governo Estadual, está realizando ações socioeducativas em Teresina e outros municípios do estado durante o Carnaval. As atividades fazem parte da campanha "Só se eu quiser....#Nãoénão", que visa promover a prevenção da violência contra as mulheres durante as festividades carnavalescas.

Foto: Governo do Piauíprevenção à violência contra as mulheres
prevenção à violência contra as mulheres

Em Teresina, durante o Carnaval da Marechal, que ocorre até o dia 13 de fevereiro, equipes psicossociais distribuem materiais informativos sobre prevenção à violência doméstica e promovem diálogos com a população sobre a importância do respeito e da prevenção da violência contra as mulheres. Além disso, blocos de Carnaval estão recebendo materiais da campanha, e 34 municípios estão realizando ações simultâneas.

A coordenadora de Saúde da Mulher, Gislândia Gonçalves, destaca que a campanha é uma forma de conscientizar a população sobre a importância do respeito e da prevenção da violência contra as mulheres durante o Carnaval. "Quando estamos presentes em eventos festivos, a população tira dúvidas sobre o que é ou não violência e as mulheres passam a ter coragem de romper o ciclo de violência para serem assistidas pela rede de proteção às mulheres do Estado", afirma.

Durante as atividades, foliãs como Yulla Silva, técnica em radiologia, e Talita Pereira, assistente comercial, destacaram a importância da campanha para conscientizar sobre a importância do consentimento e do respeito no ambiente festivo. A fisioterapeuta Alana Glícia ressaltou que a campanha simboliza uma proteção para as mulheres e serve para conscientizar as gerações futuras sobre o respeito e a prevenção da violência.

A coordenadora da Rede de Atendimento às Mulheres, Andrea Bastos, pontuou a importância de as mulheres reconhecerem os sinais da violência e pedirem ajuda, ressaltando o papel das ações de sensibilização promovidas pelo Estado.

Além das ações em Teresina, outras atividades estão sendo realizadas em diversos municípios, como Monsenhor Gil e Dom Inocêncio, com o objetivo de promover o respeito e a conscientização sobre a importância da prevenção da violência contra as mulheres durante o Carnaval.

A rede de atendimento da SEMPI, como o Protocolo “Ei, mermã, não se cale”, atende 24 horas por dia através do telefone 0800 000 1673. Outros canais de atendimento para mulheres que foram assediadas são os números 190 (Polícia Militar), 180 (Central de Atendimento à Mulher) e 100 (Violação dos Direitos Humanos).

Fonte: Governo do Piauí

Comente

Pequisar