Sucesso a 3ª Corrida da Paz; Receita 3º Lote; Licença paternidade
Destacamos aqui os que fizeram acontecer esse grande evento
A 3ª Corrida da Paz chegou ao fim. Em parceria com a Faculdade Malta, que ajudou de forma ímpar em tudo sendo excepcional e fundamental, acreditando no potencial da Corrida/caminhada e nos objetivos a serem alcançados, foi um verdadeiro sucesso para todos os organizadores e envolvidos na realização.
Contamos com mais de 400 atletas, incluindo PCDs e não residentes em Teresina emprestando seu esforço físico de participar desse desafio e contribuir com a campanha de arrecadação de alimentos a serem doados a Legião de boa Vontade-LBV entidade beneficente. Algo que tão breve divulgaremos a entrega dos mesmos.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Foi um extenso trabalho de meses com muita dedicação, empenho e amor da equipe para fazer um evento bonito que valorizou o atleta como acreditamos que se deve. Obedecendo alguns princípios: premiação e preços justos, segurança, kits com muita qualidade e pós prova divertido com farta alimentação e degustação.
Para isso, o sentimento é de muita gratidão a Deus em primeiro lugar; a equipe de organizadores; staff; segurança da PM-PI, Rocam, Bptran e STRANS; aos atletas que acordaram cedo em pleno domingo para prestigiar o evento e aos patrocinadores e colaboradores que incentivaram a existência e continuidade dessa 3ª edição de nossa corrida/caminhada. Dentre eles, destacamos os Patrocinadores em especial: Garra Distribuidora; Ideal Padaria; R Melo Construtora; Gomes da Costa; Agua Viena; Coxinha no Cone; AMBIC. Bem como os colaboradores: Leal Suplementos; Omegapro suplemento; Soulfitness Academia; Prime Academia; Bem Cuidar; CT Cronometragem; Piauicrono e ao Vereador Zé Neto.
Além disso, enaltecer o empenho e eficiência da CT Crono que foi impecável na apuração do resultado e devidas orientações necessárias; a assistência da Piauicrono com as inscrições; CorrePiaui e Debora Martins e Fernando Leite que foram incansáveis na divulgação e a locução marcante de Isaque Folha.
Dessa maneira, encerramos dizendo que foi tudo muito lindo e todos nós fizemos com muito amor esse evento. Agradecemos imensamente a todos que contribuíram para que fosse atingido esse sucesso.
Abaixo um resumo dessa grande festa. Aproveitem e sigam as páginas da Faculdade Malta (https://www.instagram.com/maltafaculdade/) e da Corrida da Paz (https://www.instagram.com/corridadapaz3/) para mais novidades e projetos.
https://www.instagram.com/reel/DMV_fkcySz0/
Por: Luis Felipe
Receita libera nesta quinta (24) consulta ao 3º lote de restituição
A partir das 10h, a Receita Federal liberará a consulta ao terceiro dos cinco lotes de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física de 2025. É o maior lote da história em número de contribuintes e o segundo maior em valor - cerca de 7,2 milhões de contribuintes receberão um montante total de R$ 10 bilhões. O lote também contempla restituições residuais de anos anteriores.
A maior parte do valor, informou o Fisco, irá para contribuintes com prioridade no reembolso. As restituições estão distribuídas da seguinte forma:
6.316.894 contribuintes que usaram a declaração pré-preenchida e/ou optaram simultaneamente por receber a restituição via Pix;
755.978 contribuintes sem prioridade;
83.575 contribuintes de 60 a 79 anos;
35.315 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
15.988 contribuintes acima de 80 anos;
11.298 contribuintes com deficiência física ou mental ou doença grave.
Embora não tenham prioridade por lei, os contribuintes que usaram dois procedimentos em conjunto, pré-preenchida e Pix, passaram a ter prioridade no recebimento da restituição neste ano.
A consulta poderá ser feita na página da Receita Federal na internet. Basta o contribuinte clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no botão “Consultar a Restituição”. Também é possível fazer a consulta no aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones.
O pagamento será feito em 31 de julho, na conta ou na chave Pix do tipo CPF informada na declaração do Imposto de Renda. Caso o contribuinte não esteja na lista, deverá entrar no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e tirar o extrato da declaração. Se verificar uma pendência, pode enviar uma declaração retificadora e esperar os próximos lotes da malha fina.
Parlamentares buscam consenso para licença paternidade de 60 dias
A Frente Parlamentar Mista pela Licença Paternidade e a bancada feminina no Congresso Nacional articulam apoio para que a regulamentação da licença paternidade no Brasil garanta um período de 60 dias para os genitores, ainda que implementado de forma gradual, a partir de 30 dias.
Na semana passada, a Câmara dos Deputados aprovou requerimento de urgência para votação de um dos diversos projetos de lei que tramitam na Casa. O PL 3.935/2008, que já passou pelo Senado Federal, estipula a licença paternidade de 15 dias, período considerado insuficiente por especialistas e organizações da sociedade civil que acompanham o tema.
"A gente acha que é possível ampliar a licença paternidade no Brasil, [mas] não é da noite para o dia. E é isso que a gente tá negociando. Então, esse texto mais antigo, que é o primeiro da árvore [de projetos de lei], que veio do Senado, fala em 15 dias. O que a gente trouxe nos últimos é chegar a 60 dias.
Para isso, topamos negociar quanto tempo a gente leva para fazer essa transição, com quantos dias a gente começa. Então, é isso que está em debate", afirmou a deputada federal Tábata Amaral (PSB-SP), que é presidente da Frente Parlamentar. A declaração foi dada a jornalistas após Tábata participar, no Palácio do Planalto, da sanção da lei que estabelece cota de 30% para mulheres em conselhos de empresas estatais.
"Conseguimos a aprovação da urgência, sendo designado o relator [deputado federal Pedro Campos]. Agora é essa construção, na qual a nossa articulação política versa principalmente por garantir que o texto seja aprovado na Câmara e saia direto para sanção da Presidência da República", disse a deputada federal Jack Rocha (PT-ES), coordenadora da bancada feminina.
Jack Rocha prevê votação para os próximos meses, a partir da volta do recesso parlamentar.
"Começa com 15 ou 30 dias – este seria o ritmo de progressão. Mas a gente está consensuado, da esquerda à direita, na Câmara e no Senado, em caminhar junto e que, em algum momento, vai chegar aos 60 dias", reforçou Tábata Amaral.
Segundo a deputada, já existe um acordo em construção com diferentes agrupamentos políticos, como a Frente Parlamentar da Primeira Infância, a bancada evangélica e partidos de diferentes espectros ideológicos.
Tábata disse que, entre os obstáculos ao avanço do projeto, está o impacto fiscal da medida, estimado em 0,05% do orçamento da Previdência. "É um impacto pequeno, mas é um contexto complexo do ponto de vista fiscal. Então, a gente está trabalhado com o governo para encontrar essa compensação."
Como funciona
Atualmente, a licença para pais é de cinco dias consecutivos nos casos de nascimento de filho, adoção ou de guarda compartilhada. O direito está previsto na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e foi criado com a promulgação da Constituição de 1988.
Pelo Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT), regras criadas com a promulgação da Constituição, a licença de cinco dias deveria permanecer até o Congresso aprovar uma lei complementar para implementação definitiva, votação que até hoje, após 37 anos, não ocorreu.
O tema voltou a ganhar impulso depois do fim do prazo dado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para que o Congresso regulamentasse a licença. A decisão, proferida pelo STF em 2023, foi resultado de ação protocolada em 2012 pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde (CNTS) a favor do benefício.
Pelo menos 10 países, entre os quais a Espanha, a Holanda e a Finlândia, concedem licença paternidade de 30 dias ou mais. Na maioria dos países, a licença ainda é inferior a 15 dias.
Fonte: Agência Brasil.