Procurando um rumo
Procurando um rumo
Labirinto é um símbolo normalmente representado como um complexo de caminhos enredados, elaborados de forma a desnortear aqueles que tentam encontrar uma saída. É mais ou menos esse o rumo de uma definição para esta simbologia muito usada na filosofia e no esoterismo. Trazendo esse símbolo para os dias atuais, de período eleitoral, é possível compará-lo à situação em que se encontra hoje uma das candidaturas ao governo do Piauí; a do senador Elmano Ferrer, do Podemos.
Lançado candidato 3 meses atrás, inclusive com a presença do candidato a presidente da República pelo partido, o senador Álvaro Dias, que veio a Teresina especialmente prestigiar o evento, Elmano Ferrer anunciou 2 meses depois sua desistência em concorrer ao cargo. Ele apontou que “forças ocultas” estavam trabalhando contra sua candidatura. Porém, poucos dias depois de anunciar a desistência, ele desistiu da desistência e novamente lançou-se candidato numa aliança controversa.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Se antes de iniciar sua campanha eleitoral, o candidato do Podemos já dava sinais de que sua candidatura carecia de fôlego para somar forças com a oposição e forçar a realização de um segundo turno, com o início dela a situação não melhorou de acordo com as pesquisas de intenção de votos. O senador ocupa o quarto lugar e toda essa performance ele extrai de Teresina pelo fato de já ter sido prefeito e candidato ao mesmo cargo e na disputa do senado, mas não consegue deslanchar no interior.
É uma situação incômoda para alguém que teve uma votação expressiva na vitória para o senado há 4 anos derrotando ninguém menos que o ex-governador Wilson Martins (PSB) que deixou o governo para conquistar o mandato de senador. Elmano – ou quem o convenceu a entrar nesta aventura quixotesca – esqueceu a disputa em 2014 foi bem diferente da que se apresenta hoje. Naquela eleição ele foi puxado para a vitória e agora não tem uma plataforma para percorrer o estado.
Está provado historicamente que nenhum candidato majoritário ganha a eleição de governador sozinho. Quando a estrutura é pouca há exceções quando a população abraça o candidato, fazendo com que ele não seja um candidato de si mesmo. Não é o seu caso, claro. Elmano Ferrer é candidato de si mesmo não de um movimento, de uma idéia. A partir do momento em que se lançou, desistiu e voltou atrás, ele provou a todos que entrou em um labirinto, está percorrendo ele e não acha a saída.
Melhor teria sido se, quando anunciou a desistência, o senador mantivesse a decisão e reassumisse o mandato de senador porque assim não passará o mesmo vexame a que impôs ao apresentador Amadeu Campos, candidato a prefeito de Teresina que lançou em 2016 e teve uma votação inexpressiva. Elmano sabia de antemão que não possuía lastro político-partidário para enfrentar uma disputa forte como a de governador do estado. Talvez por isso, passará toda a campanha em busca de rumo e tentando se achar.
COMPROMISSO COM A PRIMEIRA INFÂNCIA
O candidato do PSDB ao governo do estado pelo PSDB Luciano Nunes assinou na manhã desta segunda-feira (27) Luciano Nunes, assinou uma carta-compromisso se comprometendo publicamente, como candidato, a trabalhar pelos direitos das crianças na primeira infância.
Luciano exibe o documento em que firmou compromisso pelos direitos da criança
O evento foi realizado na sede do Ministério Público do Estado do Piauí. Com a assinatura do termo, o candidato assume o compromisso de criar e gerir políticas públicas voltadas à criança promovendo a equidade e contemplando a diversidade.
"Agradecemos aos candidatos aqui presentes. As crianças são o futuro do nosso país, mas temos que prestar atenção no presente", disse Flávia Falcão, membro da secretaria executiva da Rede Nacional da Primeira Infância.
Para Luciano Nunes, cuidar da primeira infância é cuidar do futuro. “Devemos buscar ações integradas entre governo federal, estado e município para a criança ter suporte desde a saída da maternidade", afirmou o candidato.
A Rede Nacional Primeira Infância (RNPI) está convocando nestas eleições candidatas e candidatos à presidência da República e aos governos estaduais para que assumam um compromisso público pelos direitos das crianças na primeira infância.