O que me impede de passar em concurso público? Saiba o que eu fiz
O que me impede de passar em concurso público? Saiba o que eu fiz
Um assunto que interessa a todos nós que vivemos de estudos é como organizar um modo perfeito de estudar para passar em um concurso. Imaginamos que existe um padrão único para obter o sucesso profissional. Isso me faz lembrar do filme “Sem limites”, onde um personagem descobre uma pílula milagrosa que lhe permite usar 100% do seu cérebro. Já pensou se isso fosse possível, nosso sucesso em concurso público estaria garantido.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Cristiane Adad (Foto: divulgação)
Infelizmente, vou te contar uma coisa: a vida real não apresenta as mesmas soluções mágicas que muitos querem nos impor.
Não existem dúvidas que para passar em concursos a única saída é estudar, e muito. Mas será que temos que seguir um modelo padronizado?
Vou contar um pouco da minha história e você vai ver que nem sempre temos que seguir padrões estabelecidos. Sou uma pessoa de mente acelerada, por essa razão posso ler páginas e mais páginas e ao final perceber que não lembro do que li, porque minha mente muitas vezes se distrai.
Quando comecei estudar para concursos dizia que seria muito difícil conseguir dominar minha mente para ter a concentração necessária, mas isso nunca fez que eu tivesse vontade de desistir, pelo contrário, fui buscar minhas estratégias próprias.
CARTAZES PELA CASA
Todas elas partiram dos meus interesses pessoais, só para ter um exemplo, sempre desejei ter uma independência financeira, então escrevia cartazes por toda a casa com palavras que me lembravam quanto poderia ganhar se conseguisse passar naquele concurso.
EXPLICAR O QUE TINHA APRENDIDO
Também percebi que gostava de explicar para as pessoas e que isso melhorava a minha concentração, então passei a estudar com um amigo e cada um explicava para o outro o que tinha aprendido. Depois que comecei a estudar sozinha, gravava minhas explicações (detalhe: era nas velhas fitas cassetes).
Portanto, entenda que não existem regras universais, que você não deixará de passar em concurso porque não cumpriu todas aquelas exigências que você vê na internet, que alguns métodos excelentes para uns podem ser péssimos para você.
CRIE SUAS PRÓPRIAS TÉCNICAS
O que você deve fazer então? Perceba que técnicas são melhores a sua forma de ser e, aos poucos, crie seu próprio modelo. Mas não esquece de uma coisa: Você é quem mais deve acreditar que é capaz.