Como identificar assédio moral no trabalho?
Como identificar assédio moral no trabalho?
Se o empregador ou colega de trabalho lhe assediar, você saberia identificar? Não é fácil identificar o assédio moral, pois, às vezes, ele pode ser confundido com meras brincadeiras ou brigas corriqueiras em relação a questões de trabalho.
No entanto, existem algumas condutas típicas que podem ser caracterizadas como assédio moral:
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
*desaprovação a qualquer comportamento do empregado;
*críticas repetidas e continuadas em relação à sua capacidade profissional;
*isolamento do empregado;
*descrédito do empregado no ambiente de trabalho, espalhando rumores ou boatos sobre a sua vida pessoal ou profissional;
*sobrecarregar o empregado de tarefas;
*ignorar sua presença;
*espalhar mentiras;
*humilhar.
Além de saber quais condutas caracterizam o assédio moral, ainda é importante entender o que é o Assédio Moral - é toda e qualquer conduta abusiva que atente, por sua repetição ou sistematização, contra a dignidade ou integridade física ou psíquica de uma pessoa, ameaçando seu emprego ou degradando o clima de trabalho. Ele pode envolver posições hierárquicas e também pode acontecer entre colegas de trabalho.
Como provar a existência do Assédio?
Como profissional que atua na área da fiscalização, garanto que o meio de prova depende muito do próprio empregado, já que dificilmente o empregador mantém sua conduta perante às autoridades, por isso aconselho a gravar possíveis situações, tentar ficar próximo a outras pessoas que possam comprovar o abuso, guardar todo e qualquer mensagens trocadas por WhatsApp, printar todo comentário nas suas redes sociais.
Essa é a melhor forma de você assegurar possível ação judicial e reparação financeira.