Candidato à reeleição, Deolindo Moura propõe criação de aplicativo para agendamento de consultas
Petista também cita propostas para inclusão social em Teresina
Dando continuidade às entrevistas com os candidatos a vereadores para a Câmara Municipal de Teresina, o Portal AZ recebeu Deolindo Moura, candidato a vereador pelo Partido dos Trabalhadores (PT).
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Vereador Deolindo Moura tenta reeleição com projetos voltados para inclusão e tecnologia (Foto: Marcelo Gomes/Portal AZ)
Deolindo relembrou parte da sua caminhada na Câmara e destacou que no último mandato apresentou 216 projetos e que pretende seguir esse ritmo. Ele pontuou que seu projeto político é ser amigo da população.
"Na Câmara eu tive uma oportunidade na qual mais de três mil pessoas puderam me dar chance de fazer a diferença. Sou casado com Dona Andreia, tenho quatro filhos e sou morador do grande Promorar há 16 anos. Ao longo desses últimos anos, apresentei 216 projetos de lei, em um único mandato. Esses projetos são da pessoa com deficiência, da mulher, do transporte, do esporte, das crianças e adolescentes. Tenho um trabalho voltado para os agentes sociais de transformação, que são voluntariados, mobilizados por líderes de juventude. Esse trabalho é um fortalecimento em ações sociais em comunidades, hospitais, escolas, ações que fazem a diferença. Isso é o que a gente vem representando ali. Começo a campanha e termino a campanha na porta de casa. Nossa proposta é não se esconder do povo e é esse legado que quero deixar, uma pessoa que contribuiu", ressaltou Deolindo.
O candidato que já está finalizando seu primeiro mandato ressaltou que levanta bandeiras de inclusão, com enfoque aos direitos das mulheres e dos deficientes.
“As principais bandeiras que levantamos é a da pessoa com deficiência, mas também da criança e do adolescente. Com as novas tecnologias, também entramos na luta dos entregadores de aplicativo, de Uber, Ifood. Como a de proteger os direitos das mulheres, na qual sou pai de três meninas e esposo da Dona Andreia, onde elas mesmas me exigem que eu traga essas lutas para o trabalho. Na Câmara, fui autor do projeto Dezembro Branco, que são 16 anos de ativismo, no qual os homens entram em defesa da mulher, contra a violência doméstica”, frisou.
O petista afirmou que esses quatro anos lhe trouxeram bastante experiência para conhecer as realidades do povo Teresinense e que pretende dar continuidade aos seus projetos dentro em um novo mandato.
“Tudo que fizemos é um aprendizado e estou sendo um aprendiz. Agora, como mais experiência, quero fazer mais e mulher, tendo em vista o que é a Câmara Municipal na vida das pessoas. Eu costumo dizer que não se é vereador, se estar vereador. É um momento de apresentar novos projetos e também se abrir para novas lutas. Nos últimos três anos, nosso slogan foi 'Um amigo na Câmara'. É isso que vem nos motivando, por todos que nos procuraram, mas também para fazer de Teresina um lugar melhor para nossos filhos”, afirmou.
Projetos caso seja reeleito
O candidato Deolindo Moura relatou que pretende desenvolver um projeto de tecnologia para o Sistema Universal de Saúde (SUS). Ele destacou o projeto que visa realizar a realização de consultas por meio de aplicativos em Teresina, fazendo com que as pessoas tenham mais acessibilidade aos serviços públicos de forma mais ampla.
“Quero continuar lutando pelas consultas por meio de aplicativos na nossa cidade. Não faz sentido, em pleno século 21, que as pessoas fiquem de madrugada em uma fila. Temos que ter uma forma mais respeitosa do cidadão em ter acesso ao SUS. Assim também, dos agentes sociais em quadras de esporte, parques, campos, devido termos várias estruturas acessíveis, mas ao mesmo tempo inacessíveis”, explicou Deolindo.
Outro projeto destaque, caso seja reeleito, é a criação dos "agentes sociais", trabalhos feitos por pessoas das comunidades que possam revitalizar pontos dos bairros que estão ociosos.
“Temos muitas praças e quadras que estão sem pessoas para nutrir aquele espaço, que possa organizar eventos, brincadeiras. Essas pessoas podem ser das próprias comunidades, que podem ter sua renda. Dessa forma, todos ganham: a Prefeitura, que vai ter alguém para gerir esse espaço, a comunidade, com alguém para proteger esses lugares que estão ociosos e os moradores, com novas formas de renda. Hoje vemos muito abandono desses lugares, seja pelo medo, pela insegurança. Isso pode mudar”, frisou o vereador.
“Esqueceu seu maior patrimônio: o povo”, declara Deolindo sobre atual gestão da PMT
Indagado pelo Portal AZ sobre o atual plano político da cidade, Deolindo Moura ressaltou que é uma gestão que preza mais o material do que o humano, que não enxerga as realidades sociais dos teresinenses.
“A prefeitura gasta muito com estrutura, cimento, concreto e ferro, mas esquece do seu maior patrimônio, que são homens e mulheres que escolheram Teresina para criarem seus filhos. Temos que ter um fortalecimento daquilo que é mais importante para cidade, nossos cidadãos e cidadãs. Eu faço uma crítica ao que foi gasto com paradas de ônibus, terminais, obras físicas e tudo que está sendo investido, mas sem uma supervisão de que dê transformação para esses espaços”, detalhou.
Ainda em relação ao plano político para Teresina, segundo Deolindo, Fábio Novo (PT) possui um olhar diferenciado para os problemas sociais da cidade. “Nós acreditamos que o prefeito mais sensível e mais capaz para isso, principalmente nos debates, que possa ser observado o candidato Fábio Novo. Ele fez muito na cultura com pouco, e assim ele pode fazer na prefeitura, trazer mais sensibilidade ao povo teresinense”, completou.
Mensagem final
"Um pedido de apoio do 13111 para que a gente possa continuar sendo um amigo na câmara, que a gente possa continuar esse trabalho que tem bons frutos. Não existe nada mais importante que sair para trabalhar e seus filhos enxergarem esses resultados. Não sou filho de político, mas conseguimos chegar ali em uma cadeira na Câmara Municipal, que acabou gerando frutos e novos olhares. Na política, há pessoas boas e foi isso que buscamos ser nesse lugar, dando orgulho. Peço novamente essa oportunidade, pelos homens e mulheres da nossa cidade”.