Candidata pela primeira vez, Rachel Nogueira levanta a bandeira do empreendedorismo
Ao Portal AZ, ela afirmou que quer fazer uma legislatura participativa
O Portal AZ recebeu a candidata Rachel Nogueira, que concorre a uma vaga na Câmara de Teresina, pela primeira vez, pelo Democratas.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Rachel é candidata pelo Democratas (Foto:Karine Rocha/Portal AZ)
A candidata de 32 anos de idade, é mãe, casada, cristã e empreendedora. É formada em designer de moda e faz consultoria de imagem e estilo. “Na minha casa sou eu quem faço tudo e gosto de me maquiar e me arrumar, mas isso não quer dizer que sou fútil ou não tenha algo a oferecer.”, argumenta.
A candidata afirmou que sua jornada política iniciou quando resolveu sair da indignação com a atual politica e partir para a ação.
Rachel tenta uma vaga na Câmara pela primeira vez (Foto:Karine Rocha/PortalAZ)
“Resolvi conhecer os partidos e como funcionava cada um deles para poder me filiar, e no final de 2019 optei pelo Democratas. Comecei a fazer cursos, participo de uma plataforma chamada observatório de candidaturas femininas, que é um projeto com mulheres de vários estados do Brasil e a gente aprendeu tudo sobre educação, política, marketing, entre outros assuntos. Fui estudar para poder não ser enganada, eu estudei para o que quero fazer: ser vereadora de Teresina. Vou começar ainda minha vida política e ouvindo muito a população para trazer ações mais efetivas”, conta.
Rachel afirma que a falta de representatividade feminina na política também foi um estimulo para que ela entrasse na corrida para a câmara. “Temos pouca representatividade na política, então me coloquei à disposição. E quem quer ter uma vida pública deve se doar de fato. Minha caminhada tem sido voluntária e sem patrocínio de ninguém. As pessoas que converso tem ouvido minhas propostas e ficado contentes com o que escutam. E tem sido muito gratificante conhecer pessoas. Tenho como lema da minha vida ou eu ganho ou eu aprendo, o processo está sendo bastante maravilhoso”, diz.
Para eleição
Rachel defende a bandeira do empreendedorismo. Ela conta que abriu seu próprio negócio e trabalha desde os 17 anos.
“No Brasil, 52% dos empregos de carteira assinada são geradas pelas micros e pequenas empresas. Venho com projetos de empreendedorismo digital, incentivar a economia criativa que é uma área, que em 2016, o país faturou 55,6 bilhões de reais. Ensinar quem tem seu pequeno negócio para ver uma oportunidade de gerar emprego. Outro fator que acho importante é a economia solidária, por exemplo, faço tudo em casa, mas engomar roupa acho muito complicado então uso a lavanderia comunitária há dez anos e tem gente que não conhece aqui em Teresina e ali são mulheres que estão trabalhando para o sustento das famílias”, explana.
A candidata também sugere a criação de uma plataforma digital para cadastrar esses serviços da economia solidária, incentivando a cidade consumir o que é daqui. “Isso vai fazer o dinheiro circular nas regiões”, explica.
Rachel também quer fazer uma legislatura participativa e prestação de contas através das suas redes sociais.
“Se não fosse bom não estaria há tanto tempo no poder”, diz a candidata sobre a atual gestão
Rachel avalia de forma positiva a gestão de Firmino Filho na prefeitura de Teresina. “Perfeito, não é, mas uma mudança no legislativo ajuda o executivo a melhorar a cidade. Ele se deparou com a pandemia e pecou um pouco pelo excesso no lockdown, mas ele optou pela vida, fez uma boa gestão”, diz.
Mensagem final
“Gostaria que os teresinenses dessem oportunidade para o novo e entender que o politico ele é funcionário da cidade, então não é só de quatro em quatro anos que as pessoas devem lembrar de cobrar. Não troque seu benefício, seu direito, seu voto por migalhas. Eu me comprometo a fazer valer a pena o voto, fazer um mandato participativo, falar com as pessoas, fazer minha campanha para reeleição nos quatro anos de legislatura, pois com meu trabalho as pessoas poderão me avaliar”, finaliza.