Eleições 2020: Piauí vai contar com operação especial de integração das polícias
Segundo o secretário de segurança, ação vai cobrir 224 municípios nas 82 zonas eleitorais
As Eleições 2020 vão contar com um Centro Integrado de Comando de segurança a partir desta quinta-feira (12) para as eleições municipais no Piauí. O secretário de segurança do estado, coronel Rubens Pereira, afirmou que a operação vai cobrir 224 municípios nas 82 zonas eleitorais, na qual cada zona eleitoral contará com Delegado de Polícia Civil, agentes e escrivães.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Piauí vai contar com operação especial de integração das polícias (Foto: Divulgação/PMPI)
"Todos os órgãos, de forma integrada, vão estar atuando. Esse Centro é uma necessidade e uma recomendação do Ministério da Justiça, como ocorreu no ano anterior. Isso será feito para otimizar o controle do emprego operacional das instituições. São 82 zonas eleitorais, onde haverá no mínimo um policial militar fazendo a segurança”, explicou o secretário.
A Polícia Militar vai empregar 5.267 policiais nos 224 municípios, com saída das tropas a partir das 7h do Quartel do Comando Geral da PM (QCG) e de várias unidades da capital. Em Teresina haverá também o apoio da Guarda Civil Municipal empregada em diversos locais de votação. O Piauí tem 3.499 locais de votação, em 82 zonas eleitorais.
A operação passou por diversas fases desde as ações preparatório com diagnóstico de fatores de risco no Estado. Entre elas, a fase de planejamento com a elaboração do Plano Estadual a partir do Plano Nacional, e a execução no dia 15 de novembro, 1º turno e dia 29 de novembro, 2º turno caso necessário.