Samara Pereira propõe políticas públicas voltadas para as mulheres e juventude
Candidata afirma que pretende ser uma vereadora de todos os segmentos
Dando continuidade às entrevistas com os candidatos à Câmara Municipal de Teresina, a Portal AZ recebeu Samara Pereira, candidata a vereadora pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB).
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Samara Pereira propõe políticas públicas voltadas para as mulheres e juventude (Foto: Marcelo Gomes / Portal AZ)
“Sou assistente social do Instituto Federal do Piauí (IFPI), sou egressa da Instituição e depois retornei como servidora, onde trabalho há 13 anos. Em 2013, fui convidada para assumir a Fundação Wall Ferraz, depois de participar do plano de governo, à época deputado Firmino Filho, que me convidou. Dentro da Fundação, trabalhei até o início deste ano, para ser candidata. A minha vivência dentro do serviço público me trouxe muitos aprendizados, junto às comunidades jovens, adultos, homens e mulheres. Acompanhei bem de perto como essas pessoas realizavam os cursos, suas expectativas e dificuldades no mundo do trabalho, mas também às suas realidades”, relembrou a candidata.
Samara relembrou suas atuações dentro do serviço público e pontuou que a experiência lhe trouxe um olhar sensível para as causas socias. Ela afirmou que suas vivências com à juventude e às causas femininas lhe inspiraram a concorrer ao cargo eletivo.
“Enquanto mulher, tive vontade de lutar por representatividade feminina qualificada dentro da Câmara. Temos uma Câmara com poucas mulheres, há uma disparidade entre essa participação entre homens e mulheres. Trazemos essa bandeira de luta, por uma sociedade de igualdade de gênero”, disse Samara.
A tucana citou ainda as bandeiras que carrega nas suas lutas sociais, mas está aberta a lutar por todos os segmentos. “Quero fortalecer a bandeira da educação e ampliar políticas públicas nessa área. Além disso, trazer ações que gerem profissionalização e trabalho. Desejo ser uma vereadora que possa trazer renda para a juventude e trabalhadores em geral”, destacou.
Projetos caso eleita
Samara Pereira relatou que pretende desenvolver projetos que criem empregos, voltados para todos os segmentos, mais principalmente à juventude. "Desejo implementar políticas para a juventude. Quero defender o 'Teresinense Aprendiz', para que a capital contribua na formação de aprendizes e possa ampliar aprendizes contratados. Como também, mais jovens se profissionalizando e podendo trabalhar no nosso município de forma digna", frisou.
Candidata afirma que pretende ser uma vereadora de todos os segmentos (Foto: Marcelo Gomes / Portal AZ)
Entre suas propostas voltadas para as mulheres, Samara pontuou projetos dentro do combate à violência doméstica, que possam atender mulheres depois das ocorrências policiais.
“Para as mulheres, o enfretamento à violência é nossa luta constante. Quero propor o 'Aluguel Social Emergencial', para que mulheres vítimas possam de uma maneira imediata ter acesso à um local de acolhida para reconstruir sua vida, tendo acompanhamento para que possam se emancipar do aluguel”, explicou a candidata.
A candidata também detalhou projetos para a mobilidade dos trabalhadores dentro da capital. “Em relação aos trabalhadores, defendo que seja criado o 'Passe Acesso de Trabalho' por um período determinado para que o trabalhador tenha um estímulo no mercado de trabalho por meio da sua passagem de ônibus custeada para que ele possa se qualificar e procurar empregos sem tem que passar por constrangimentos para ir ao seu emprego”, explanou Samara.
“Avançou muito”, disse Samara sobre a atual gestão da PMT
Indagada pelo Portal AZ sobre a atual gestão plano política da cidade, Samara ressaltou que a gestão realizou uma boa administração, mas que deve atuar em outros segmentos da cidade para garantir um êxito completo.
"A Prefeitura fez muito nesse período, onde temos por duas vezes, a educação reconhecida como a melhor do Brasil. A saúde que atende Teresina e outras cidades, tendo em vista que o Estado não dá conta. Há áreas com necessidades de avanço, como o transporte e a mobilidade pública, que precisa de correções. Estaremos na Câmara lá para cobrar e que as dignidades das pessoas não sejam feridas. Além disso, quero fortalecer as políticas públicas já existentes para mulheres. Teresina avançou muito com a Secretaria de Políticas para às mulheres, que funcionam bem e quero buscar fortalecer", afirmou a candidata Samara.
Mensagem final
"Qualquer cidadão pode se colocar na condição de candidato, eu, Samara Pereira, assistente social, sou candidata com o número 45145 e trago a vontade de renovar a Câmara Municipal, para que a gente democratize e faça a diferença através de uma atuação qualificada e pautas definidas para a geração de oportunidades que é o que nossos teresinenses precisam".