Infectologista do TRE pede para eleitores cumprirem as medidas contra a covid-19

Kelson Veras destacou os protocolos de higiene e segurança da Justiça Eleitoral

Por Karine Rocha,

O médico infectologista do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, Kelson Veras, afirmou durante entrevista na manhã de hoje (15) que as medidas sanitárias de prevenção à covid-19 foram tomadas para garantir a segurança tanto dos mesários quanto dos eleitores. O especialista reiterou que todos devem ficar atentos e seguir os protocolos.

 Dr. Kelson Veras, médico infectologista do TRE Piauí (Foto: Divulgação)

"A Justiça Eleitoral está garantindo o direito ao votar, mas temos que ter os nossos compromissos e exercer os nossos deveres, informar do que não deve ser feito por aumentar o risco de transmissão e nos abster desses comportamentos. As aglomerações não devem existir pois a proximidade entre as pessoas aumenta a chance de infecção através das gotículas. A Justiça organizou a seção de modo que todos na fila tenham um metro de distância, o contato com o mesário foi minimizado ao máximo", explicou o médico.

Sobre o risco de contaminação durante a votação, Kelson Veras comparou com o risco de uma ida ao supermercado. Segundo ele, seguir as medidas de distanciamento, uso de máscara e higienização com ácool em gel é a forma mais segura de evitar a infecção pelo Sars-Cov-2. 

"A Justiça Eleitoral está se preocupando em deixar as medidas de prevenção bem nítidas com comportamento do eleitor e do funcionário da justiça eleitoral, então seguir os protocolos tornam essa contaminação extremamente pequena, mas é a um nível completamente compatível com nossa vida no dia a dia", ressaltou o infectologista.

O médico destacou ainda que pessoas que apresentaram sintomas se abstenham de ir às urnas e lembrou que o votante tem o direito de justificar a ausência nesse ano. 

"Logo antes de ir à cabine de votação o eleitor terá utilizado o álcool em gel para assinar o caderno de votação e a seguir ele se dirige a urna e após esse contato ele deve novamente higienizar as mão com o álcool em gel que estará disponível na seção", concluiu. 

Comente

Pequisar