Juiz Thiago Brandão aponta redução no número de eleitores e mesários por causa da pandemia
Magistrado concedeu entrevista à imprensa sobre as eleições 2020
O juiz e diretor do Fórum Eleitoral de Teresina, Thiago Brandão de Almeida, afirmou na tarde deste domingo (15) que foi verificada uma queda no número de eleitores indo às urnas neste ano. A razão dessa abstenção seria a pandemia do novo coronavírus.
“Existe uma expectativa sobre esses números, mas tudo será aferido ao final do processo com o fechamento de todas as urnas eleitorais”, disse.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Juiz Thiago Brandão de Almeida (Foto:Divulgação/TRE)
Ele ressaltou que essa redução também foi percebida no número de mesários, em comparação com as eleições dos anos anteriores. “Por causa da pandemia, alguns mesários não se sentiram a vontade de participar das eleições por apresentarem sintomas, e nós não temos tempo hábil para checar se os sintomas são covid-19 ou outra virose, então, eles foram dispensados e substituídos. Também tivemos chamados e ligações para mesários voluntarios, mas os números oficiais serão divulgados no final do pleito”, explicou.
O magistrado ainda comentou sobre a informação de uma urna quebrada no Colégio Liceu Piauiense, no Centro de Teresina, e que os mesários mandaram os eleitores embora. Ele disse que a Justiça Eleitoral não tomou conhecimento do caso.
"A informação não chegou oficialmente no cartório, mas como essas urnas são usadas em todas as eleições elas podem sim apresentar algum problema. Mas quando isso ocorre, imediatamente a zona entra em contato com o cartório que envia uma equipe para substituição das urnas. agora não faz parte do manual dos mesários que, nesses casos, eles podem mandar os eleitores para casa, a gente pede que eles aguardem para votar", disse.