Montezuma e Pessoa: dois modelos distintos de gestão vão ao segundo turno em Teresina

Candidatos do MDB e PSDB disputam o cargo de prefeito da capital; veja perfis

Por Portal AZ,

Os dois candidatos que disputarão o segundo turno da eleição municipal, em 29 de novembro, o médico Dr. Pessoa (MDB) e o economista e professor Kleber Montezuma (PSDB) representam distintos modelos de gestão da cidade.

Montezuma e Pessoa: dois modelos distintos de gestão vão ao segundo turno em Teresina (Foto: divulgação)

Montezuma é o quinto tucano a tentar governar a cidade desde 1992, quando o PSDB inaugurou uma série de eleições em que sucessivamente elege o principal inquilino do Palácio da Cidade. 

Pessoa se apresenta como uma renovação, que rompe com a recorrente recondução do PSDB ao comando da cidade – com um intervalo de pouco mais de dois anos com Elmano Ferrer (2010-2012) como prefeito.

O tucano se apresenta como uma continuidade positiva, que legou à cidade mais investimentos em educação e em saúde, uma carteira programada de R$ 1 bilhão em obras para os próximos anos, compromissos com responsabilidade fiscal, mas com falhas consideráveis no transporte público e no aumento da renda dos moradores.

O emedebista apresentou um programa de governo que promete melhorar os serviços públicos essenciais, mais investimentos em drenagem, um calcanhar de Aquiles da cidade, mais moradias populares e a remontagem do Inthegra, o sistema de integração de transporte coletivo que nunca conseguiu funcionar e praticamente deixou de existir com a pandemia da covid-19.

Dr. Pessoa

José Pessoal Leal nasceu em Água Branca, em 12 de agosto de 1946, filho de agricultores. Na biografia que ele próprio distribui, diz que foi alfabetizado com ajuda de vizinhos e somente aos 15 anos começou a frequentar uma escola regular.

Ele estudou Medicina em Teresópolis (RJ) e se especializou em cirurgia geral, nos anos 1970.

Teve duas experiências de gestão, como diretor do Hospital do Satélite,  e diretor do Serviço de Urgência e Emergência do Hospital Getúlio Vargas.

Na política, tentou ser prefeito três vezes: em Água Branca (1988), Alagoinha do Piauí (996) e Teresina (2016), perdendo as três eleições. Foi vereador em Teresina entre 2000 e 2014, quando foi eleito deputado estadual. Em 2018, perdeu a eleição para governador para Wellington Dias (PT).

Kleber Montezuma

Se ao dr. Pessoa sobra experiência política, já que faz 32 anos que ele disputa cargos eletivos, ao tucano Kleber Montezuma parece haver uma balança favorável na área de gestão. Desde 1986, quando Wall Ferraz tomou posse em seu segundo mandato como prefeito de Teresina, o economista atua como gestor municipal na capital da qual agora quer ser prefeito.

Ele é graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Piauí (1985) e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Piauí (1995). Fez doutorado pela mesma UFPI.

Na prefeitura, atuou como secretário municipal de Trabalho e Assistência Social (1993-1996), Habitação e Urbanismo (1997-2000). Ocupou por duas vezes a Secretaria Municipal de Educação, a primeira entre 2001 e 2004 e a segunda entre 2013 e 2020.

Montezuma nasceu em Parnaíba e tem 63 anos.

Comente

Pequisar