Procurador comenta desafios das eleições 2020 e alerta para crimes eleitorais

Ele afirmou que atos podem resultar na cassação de eventuais candidatos eleitos

Por Karine Rocha,

O procurador eleitoral, Leonardo Carvalho Cavalcante, afirmou que as irregularidades registradas em zonas eleitorais durante as eleições municipais 2020 serão apuradas e penalizadas. Ele concedeu entrevista à imprensa na tarde deste domingo (15). 

Procurador Eleitoral, Dr. Leonardo Carvalho Cavalcanti de Oliveira (Foto: Divulgação/TRE)

Leonardo Carvalho anunciou que, passado o pleito, o foco do Ministério Publico Eleitoral será fiscalizar as situações que configuram abuso do poder econômico e político, crimes eleitorais como compras de votos, condutas vedadas, arrecadações e gastos ilícitos na campanha. 

"Algumas ocorrências têm a capacidade de resultar na cassação de mandatos de candidatos que possam vir a ser eleitos. Fizemos apanhados das principais ocorrências e conseguimos identificar alguns incidentes que podem configurar algum crime eleitoral. Também foram constatadas boca de urna, compra de votos, aglomerações de pessoas, desobediência às ordens da justiça eleitoral. As providências serão aplicadas a qualquer irregularidades e será aferido com maior detalhamento", afirmou.

De acordo com o procurador, em decorrência da pandemia de covid-19, as eleições 2020 foram um desafio no sentido de evitar a propagação do vírus que causa a doença. "As eleições 2020 é uma das mais complexas dos últimos anos, notadamente em virtude da deflagração da pandemia. Foi um preocupação evitar que a campanha e os atos de propaganda resultassem em disseminação da doença", disse.

Comente

Pequisar