Presidente do TRE afirma que eleições aconteceram de forma segura em todo o Piauí

José James disse que apesar da pandemia da covid-19, número de abstenções não foram expressivos

Por Vitória Pilar,

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI), José James Gomes Pereira, declarou na última coletiva de imprensa deste domingo (15) que as eleições desse ano tiveram resultados muito satisfatórios quanto à segurança nos colégios eleitorais e nas urnas. 

Apesar da pandemia da covid-19, número de abstenções não foram expressivos, diz presidente do TRE-PI (Foto: divulgação)

"Foi uma eleição tranquila em todo o Estado. Agradeço a sociedade pelo engajamento, que demonstrou nesse processo de consolidação da democracia. Queríamos agradecer a toda a equipe que trabalhou efetivamente durante todo esse processo, sobretudo, as forças federais e estaduais", ressaltou o presidente do TRE. 

O juiz auxiliar da presidência, Paulo Roberto de Araújo Barros, também citou o baixo número de ocorrências policiais durante a votação. 

"Nosso plano de êxito foi que as eleições aconteceram com poucas ocorrências, com 39 prisões, que resultaram em dez 10 e 8 inquéritos, relacionadas às infrações de boca de urna e compra de voto, que comumente acontecem no processo eleitoral", relatou o juiz. 

Paulo Roberto também pontuou sobre o processo eletrônico na votação. "O funcionamento das urnas também foi exitoso. Apenas 22 foram substituídas, sem haver prejuízo na votação", destacou. 

Abstenção de votos

O presidente do TRE ainda afirmou que o número de abstenções de votos durante as eleições municipais não prejudicou o processo. Ele destaca que a pandemia da covid-19 tenha sido um fato motivador nessa redução do números, mas que não foi algo expressivo. 

"Dentro da normalidade, dentro da previsão que fizemos. É uma expectativa, já esperado pelo momento histórico que estamos passando, que é a pandemia da covid-19", destacou José James Gomes Pereira

Comente

Pequisar