Dr. Pessoa e Kleber Montezuma chegam ao 2º turno das eleições em Teresina

O resultado final foi divulgado pelo TSE às 23h deste domingo (15); confira

Por Marcelo Gomes,

(Atualizada às 23h11)

Com 100% das urnas apuradas, Dr. Pessoa (MDB) e Kleber Montezuma (PSDB) irão disputar o segundo turno das eleições em Teresina. O resultado final foi divulgado às 23h deste domingo (15). 

Dr. Pessoa e Kleber Montezuma chegam ao 2º turno das eleições em Teresina (Foto: divulgação / Portal AZ)

Conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral, Pessoa teve 142.769 votos (34,53%) e Montezuma, 110.395 votos (26,70%). A candidata do PSC, Gessy Fonseca terminou em terceiro lugar com 50.221 votos (12,14%), Fábio Novo, do PT, 47.573 votos (11,50%), Fábio Abreu teve 29.037 votos e ficou com 7,02%. 

Veja abaixo os demais candidatos:

  • Simone Pereira - 8.787 votos (2,12%)
  • Lucineide Barros - 8.283 votos (2%)
  • Fábio Sérvio - 1.944 votos (0,47%)
  • Mario Rogério - 775 votos (0,19%)
  • Pedro Laurentino - 457 votos (0,11%)
  • Gervásio Santos - 254 votos (0,06%) 
  • Lourdes Melo - 156 votos (0,04%)

Montezuma é o quinto tucano a tentar governar a cidade desde 1992, quando o PSDB inaugurou uma série de eleições em que sucessivamente elege o principal inquilino do Palácio da Cidade. 

Pessoa se apresenta como uma renovação, que rompe com a recorrente recondução do PSDB ao comando da cidade – com um intervalo de pouco mais de dois anos com Elmano Ferrer (2010-2012) como prefeito.

"Não há restrição a quem queira apoiar o Dr. Pessoa", diz João Henrique Sousa 

O coordenador de campanha do Dr. Pessoa (MDB), o ex-ministro João Henrique Sousa, afirmou neste domingo (15) que o candidato está otimista em vencer as eleições 2020 e ocupar a cadeira de prefeito. 

João Henrique Sousa,  coordenador de campanha do Dr. Pessoa (Foto: Fernanda Gil Lustosa/Portal AZ)

"Proclamado eleito ele, sem dúvida, ele formará um governo de primeira qualidade. Nós da campanha do Dr. Pessoa nos preparamos para as eleições em dois turnos. Se eventualmente ele vai para o segundo turno, nós trabalharemos normalmente para vencer", disse ex- ministro. 

Entenda como funciona o 2º turno

Se nenhum candidato alcançar essa maioria absoluta no primeiro turno nas cidades com mais de 200 mil habitantes, é adotado o mesmo procedimento das eleições para presidente e governador: a realização, em até 20 dias, de um segundo turno, no qual se enfrentam somente os dois candidatos mais votados no primeiro turno.

Como no segundo turno há somente dois candidatos, aquele que receber mais votos automaticamente atenderá ao critério constitucional de obter a maioria absoluta dos votos válidos para assumir cargo executivo.  

Montezuma e Pessoa: dois modelos distintos de gestão vão ao segundo turno 

Os dois candidatos que disputarão o segundo turno da eleição municipal, em 29 de novembro, o médico Dr. Pessoa (MDB) e o economista e professor Kleber Montezuma (PSDB) representam distintos modelos de gestão da cidade.

O tucano se apresenta como uma continuidade positiva, que legou à cidade mais investimentos em educação e em saúde, uma carteira programada de R$ 1 bilhão em obras para os próximos anos, compromissos com responsabilidade fiscal, mas com falhas consideráveis no transporte público e no aumento da renda dos moradores.

O emedebista apresentou um programa de governo que promete melhorar os serviços públicos essenciais, mais investimentos em drenagem, um calcanhar de Aquiles da cidade, mais moradias populares e a remontagem do Inthegra, o sistema de integração de transporte coletivo que nunca conseguiu funcionar e praticamente deixou de existir com a pandemia da covid-19.

Matéria relacionada:

Montezuma e Pessoa: dois modelos distintos de gestão vão ao segundo turno em Teresina

Comente

Pequisar