Candidata que perdeu eleição pede recontagem de votos por suspeita de fraude
Adversário ganhou o pleito por uma diferença de apenas oito votos
Margareth do Zito (Republicanos) que disputou à prefeitura de Água Branca, entrou com um recurso na Justiça Eleitoral do Piauí pedindo a recontagem dos votos na cidade. No município, o prefeito eleito, Júnior Ribeiro (PSD) ganhou o pleito por uma diferença de oito votos.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Candidata a prefeitura pede recontagem de votos em urna de Água Branca (Foto: divulgação)
No documento, a chapa de Margareth do Zito alega que houve fraude na seção eleitoral n°108. Segundo Margareth, há inexistência de documentos essenciais na contagem dos votos.
Ao Portal AZ, o candidato a vice de Margareth, Ivon Lendl (MDB) afirmou que a urna 108 não obedeceu os requisitos exigidos pelo TRE após o final da votação. O emedebista relatou que teria ocorrido uma fraude, principalmente pelo horário que a última urna foi apurada.
“Nunca aconteceu em Água Branca de uma urna faltar a ser apurada depois das 20 horas. Suspeitamos de fraude no resultado da eleição, pois o resultado não condiz com o sentimento da população e com o que era dado como certo pelas pesquisas e o cenário político na cidade, que era a vitória da Margareth”, contou.
Em Água Branca, o prefeito eleito, Júnior Ribeiro (PSD) ganhou por uma diferença de oito votos sobre a adversária Margareth do Zito. Júnior obteve 49,71% dos votos, enquanto Margareth recebeu 49,65%. A candidata foi apresentada de Zito depois que o marido teve a candidatura indeferida pela Justiça Eleitoral.
"Dentre os documentos faltantes está o boletim de urna, cuja apresentação é indispensável para a validade dos votos daquela seção eleitoral. A ausência da documentação obrigatória coloca em discussão a própria lisura do sistema de contagem de votos, pelo qual se conclui ser necessária a realização de perícia técnica para aferir a regularidade da urna da Seção Eleitoral nº 108, verificando-se o resumo digital (hash), a assinatura digital, a recontagem dos votos por meio do Registro Digital do Voto, e a comparação da recontagem do RDV com o resultado divulgado pela Justiça Eleitoral no último domingo", diz trecho.
A candidata pediu à Justiça Eleitoral a anulação dos votos na seção, bem como a recontagem e uma auditoria na urna. Como o município tem menos de 200 mil habitantes, não há possibilidade de segundo turno.
Outro lado
O Portal AZ não conseguiu localizar o candidato eleito, Júnior Ribeiro, para comentar o caso. O espaço segue aberto. Clique aqui e veja o pedido.
Matérias relacionadas:
Eleição apertada no Piauí: duas cidades tiveram vencedores com diferença de oito votos
Júnior Ribeiro é eleito prefeito de Água Branca com mais de seis mil votos