Acompanhe a cobertura completa do segundo turno das Eleições 2020 em Teresina

Segundo dados do TSE, mais de 558 mil eleitores estão aptos a votar neste domingo

Por Redação do Portal AZ,

Atualizada às 20h34

Firmino Filho agradece ao povo de Teresina e pede desculpas por erros na gestão    

O prefeito Firmino Filho (PSDB) agradeceu à população de Teresina e pediu desculpas pelos erros cometidos, segundo ele, durante sua gestão. O gestor apoiou o candidato Kleber Montezuma (PSDB), que foi derrotado por Dr. Pessoa  no segundo turno das Eleições 2020. 

Firmino Filho agradece ao povo de Teresina e pede desculpas por erros na gestão (Foto: divulgação)

“Acredito que esse grupo (PSDB) lutou para construir Teresina e teve o reconhecimento do povo por várias vezes. Nós somos absolutamente gratos por essa história bonita. Nós nos esforçamos, tivemos muitas conquistas e erros também, precisamos até que pedir desculpas pelos erros e ter clareza da nossa atuação”, declarou. 

Saiba mais aqui.

Kleber Montezuma diz que respeita decisão do povo de Teresina e deseja sucesso para Dr. Pessoa

O candidato Kleber Montezuma (PSDB) comentou, na noite deste domingo (29), a derrota nas urnas para o Dr. Pessoa (MDB) no segundo turno das Eleições 2020, em Teresina. O tucano recebeu 142.941 votos e obteve 37,69% das urnas apuradas. 

Kleber Montezuma diz que respeita decisão do povo de Teresina e deseja sucesso para Dr. Pessoa (Foto: divulgação)

O tucano afirmou que respeita a decisão do povo de Teresina em eleger o emedebista. “É decisão do povo de Teresina. Aconteceu esse sentimento de mudar que está expresso por mais de 200 mil eleitores teresinenses e nós temos que respeitar isso. Acho que temos que tirar lições positivas e agradecer ao povo de Teresina, afinal de contas, há quantos anos nós estávamos trabalhando pelo povo de Teresina? Nos dedicamos há mais de trinta anos para trabalhar para a população simples”, destacou. 

Saiba mais aqui.     

Dr. Pessoa derrota Kleber Montezuma e é eleito prefeito de Teresina    

Com 100% das urnas apuradas, Dr. Pessoa (MDB) é eleito prefeito de Teresina. O emedebista concorreu ao Palácio da Cidade com o professor Kleber Montezuma (PSDB). O ex-deputado estadual Robert Rios (PSB) foi eleito vice-prefeito.

Dr. Pessoa é eleito prefeito de Teresina (Foto: divulgação / Arte Portal AZ)

Em uma disputa acirrada, Dr. Pessoa já despontava nas pesquisas como vitorioso destas eleições. Fato comprovado neste domingo (29), conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

Dr. Pessoa obteve 236.339 votos (62,31%) contra 142.941 votos (37,69%) de Kleber Montezuma (PSDB).

Saiba mais aqui

Ciro Nogueira diz que governador pegou ‘carona’ em uma provável vitória de Dr. Pessoa    

O senador Ciro Nogueira, presidente nacional do Progressistas, afirmou neste domingo (29) que o governador Wellington Dias (PT) pegou ‘carona’ em uma provável vitória de Dr. Pessoa (MDB). Ontem, o chefe do executivo estadual pediu votos para o emedebista e relatou que Teresina clama por uma mudança. 

Ciro Nogueira diz que governador pegou ‘carona’ em uma provável vitória de Dr. Pessoa (Foto: Welson Pinto / Portal AZ)

Ao Portal AZ, Ciro Nogueira afirmou que o Partido dos Trabalhadores (PT) está enfraquecido e que isso se comprovou no resultado do primeiro turno das eleições municipais no Piauí. “Vi uma postagem do governador, até que enfim ele teve coragem de pedir votos pro Dr. Pessoa, pegando uma carona de vitória", declarou.

Saiba mais aqui. 

Secretário do TRE diz que resultado do segundo turno deve ser divulgado por volta de 20h    

O Secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal Regional Eleitoral, Anderson Lima, afirmou que a apuração do resultado do segundo turno das Eleições 2020 dever ocorrer sem atrasos hoje. Como o pleito ocorre apenas na capital, o número de eleitores reduz e consequentemente, o processo de contabilização dos votos será mais rápido. 

Secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal Regional Eleitoral, Anderson Lima (Foto: Divulgação)

No 1º turno, houveram intercorrências em relação à contagem dos votos. Alguns equipamentos do TSE, como o que faz o procedimento de totalização e o próprio sistema que faz a soma, apresentaram problemas o que gerou demora da divulgação dos resultados.

Saiba mais aqui.

Governador Wellington Dias afirma que apoio a Dr. Pessoa foi espontâneo   

O governador Wellington Dias (PT) votou na manhã deste domingo (29) na Unidade Escolar Monsenhor Raimundo Nonato Melo, no bairro Morada do Sol, zona leste de Teresina. Em entrevistas aos jornalistas, o governador do estado afirmou que o apoio ao candidato Dr. Pessoa (MDB) foi espontâneo.

Wellington Dias vota e afirma que apoio a Dr. Pessoa foi espontâneo (Foto:Divulgação)

"Do ponto de visto político vence aquilo que é vontade do povo. Aqui claramente, com o conjunto de líderes já havíamos trabalhando no primeiro turno para apoiarmos o Dr. Pessoa. Ele correu comigo lá atrás, esteve comigo anunciando a sua filiação ao MDB, que é um partido que dá sustentação a esse projeto do estado do Piauí. Colocava já ali sua disposição de candidatura, e espontaneamente manifestamos nosso apoio”, diz o governador.

Saiba mais aqui.

TRE retifica informação e diz que não houve ocorrência de compra de votos    

Em nota, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI) retificou a informação passada pela própria Corte sobre o registro de ocorrência relacionada à compra de votos na Unidade Escolar Noé Fortes, na Avenida Juiz João Almeida, bairro Planalto Ininga, zona Leste de Teresina. 

Segundo o Comitê de Segurança Integrado – Eleições 2020 do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, “não houve registro de ocorrência relacionada a eventual compra de votos na Unidade Escolar Noé Fortes, no bairro Planalto Ininga. Todavia, havia situação sob análise, mas não chegou a ser confirmada e nenhum procedimento policial foi lavrado. A informação foi interpretada de forma equivocada”, diz publicação. 

Portanto, o TRE destacou que até o momento não há registro de ocorrências policiais relacionadas ao segundo Turno das Eleições na capital. 

Saiba mais aqui.

"Quem for eleito terá um grande desafio em 2021”, diz Kleber Montezuma    

O candidato a prefeito pelo PSDB, Kleber Montezuma, votou na manhã deste domingo (29) em uma escola particular no centro de Teresina. Aos jornalistas, o candidato afirmou que quem for eleito neste segundo turno, terá um grande desafio em 2021, já que se projeta uma crise fiscal forte para todo o país.

Candidato afirmou também que sai dessa caminhada mais forte e humanizado (Foto: divulgação)

“Quem ganhar as eleições será o prefeito da cidade e de todos os teresinenses, espero que Deus ilumine aquele que for eleito, pois nós vamos viver em 2021 uma crise fiscal muito forte. Além disso, são muitos problemas que a cidade tem, então precisa ser um prefeito iluminado por Deus, que tenha uma boa equipe para trabalhar, que todos ajudem, que o desafio é de todos, e se tiver uma boa administração ganha a cidade e o povo, desejo ao povo sempre o melhor”, afirmou. 

Saiba mais aqui. 

“Teresina vai quebrar o ciclo de um grupo político”, diz deputado Georgiano Neto  

O deputado estadual Georgiano Neto (PSD) acompanhou o candidato Dr. Pessoa durante votação na manhã deste domingo (29). Ao Portal AZ ele afirmou que está com uma expectativa positiva para o candidato emedebista em relação ao resultado das eleições municipais.

Deputado estadual Georgiano Neto (Foto:Fernanda Gil Lustosa/Portal AZ)

“Teresina dá uma demonstração de independência e de coragem. Vai quebrar um ciclo de um grupo político que comanda nossa capital há mais de 30 anos e que vai colocar à frente da prefeitura um homem simples, de origem humilde, que tem uma vasta lista de serviços prestados ao povo de Teresina e ao Piauí. Nosso partido aposta muito em uma gestão que vai corresponder às expectativas dos teresinenses, com o Dr. Pessoa à frente da prefeitura em 1º de janeiro de 2021”, disse. 

Saiba mais aqui.

Deputado federal Júlio César acredita na vitória de Dr. Pessoa    

O deputado federal Júlio César (PSD) afirmou neste domingo (29) que Dr. Pessoa (MDB) será eleito prefeito de Teresina. O parlamentar relatou que a vitória do emedebista será a vitória do “povo”.

Deputado federal Júlio César acredita na vitória de Dr. Pessoa (Foto: Fernanda Gil Lustosa / Portal AZ)

Júlio César esteve acompanhando o candidato que votou no início desta manhã em uma escola no bairro Lourival Parente, na zona Sul da capital. 

Saiba mais aqui.

Dr. Pessoa espera dobrar quantidade de votos e diz que já está escolhendo equipe de transição    

O candidato à Prefeitura de Teresina, Dr. Pessoa (MDB), votou por volta das 8h30 na Escola Municipal Professor Antilhon Ribeiro Soares, no bairro Lourival Parente, zona Sul de Teresina, neste domingo (29).  Ele concorre ao Palácio da Cidade com o tucano Kleber Montezuma (PSDB). 

Dr. Pessoa espera dobrar quantidade de votos e diz que já está escolhendo equipe de transição (Foto: Fernanda Gil Lustosa/Portal AZ)

Liderando as pesquisas de intenção de votos, Dr. Pessoa afirmou que já está escolhendo a equipe de transição, que deverá se reunir ainda amanhã (30), caso realmente seja eleito. “A minha equipe não vai roubar como nessas outras equipes anteriores. A equipe está focada na economia, emprego e renda, mas principalmente nas políticas públicas”, disse. 

Saiba mais aqui.

Teresinenses voltam às urnas neste domingo para decidir eleição entre Dr. Pessoa e Montezuma    

Mais de 558 mil eleitores voltam às urnas neste domingo (29) para escolher o novo prefeito de Teresina. Na disputa, Dr. Pessoa (MDB) e Kleber Montezuma (PSDB). 

Teresinenses voltam às urnas neste domingo para decidir eleição entre Dr. Pessoa e Montezuma (Foto: divulgação)

O horário de votação é das 7h às 17h. Nas primeiras três horas do pleito (das 7h às 10h), a prioridade é para pessoas com mais de 60 anos. É obrigatório também o uso da máscara de proteção no combate à covid-19.

Saiba mais aqui.

Comente

Pequisar