Secretário do TRE diz que resultado do segundo turno deve ser divulgado por volta de 20h

Anderson Lima afirmou que os problemas que atrasaram a divulgação no 1º turno foram resolvidos

Por Karine Rocha,

O Secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal Regional Eleitoral, Anderson Lima, afirmou que a apuração do resultado do segundo turno das Eleições 2020 dever ocorrer sem atrasos hoje. Como o pleito ocorre apenas na capital, o número de eleitores reduz e consequentemente, o processo de contabilização dos votos será mais rápido. 

Secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal Regional Eleitoral, Anderson Lima (Foto: Divulgação)

No 1º turno, houveram intercorrências em relação à contagem dos votos. Alguns equipamentos do TSE, como o que faz o procedimento de totalização e o próprio sistema que faz a soma, apresentaram problemas o que gerou demora da divulgação dos resultados.

“Esses problemas foram identificados e o TSE adotou uma série de medidas para evitar que isso acontecesse novamente no 2º turno. Corrigimos o problema nos softwares e esperamos que hoje transcorra como se espera”, disse o secretário.

Para esse 2º turno, Anderson Lima diz que o resultado de quem será o prefeito de Teresina nos próximos quatro anos dever sair por volta de 20h. “Por volta desse horário será possível ter a ideia de quem é o vencedor do pleito.  Temos uma expectativa de até 20h o resultado chegue ao TSE e seja totalizado pela equipe de Teresina”, contou. 

O secretário de tecnologia do tribunal explicou ainda, que não há riscos de invasão e fraude nas urnas, uma vez que o aparelho não é conectado à internet.

“A urna não é vulnerável a ataques externos porque não é conectada à internet, a urna não é conectada a qualquer rede, seja com ou sem fio. Todos os dados são armazenados por meio de mídias, cartões de memórias ou pen drive, por essa razão se torna inviável um ataque hacker”, explicou.
 

Comente

Pequisar