Prefeito assina novo decreto e suspende passe estudantil no transporte público em Teresina

O decreto já entra em vigor nesta quarta-feira e dura por tempo indeterminado

Por Victória Cardoso,

O prefeito Firmino Filho assinou na tarde desta quarta-feira (08) um novo decreto que suspende o uso do passe estudantil no transporte público de Teresina. A medida foi adotada como forma de evitar as aglomerações no enfrentamento à pandemia provocada pelo novo coronavírus.

Um dos objetivos também é de reduzir, ao máximo possível, a circulação de pessoas pela capital, para evitar a disseminação do Covid19 (Foto: Divulgação / PMT)

De acordo com dados da Superintendência de Transportes e Trânsito de Teresina, 12% dos passageiros que continuam utilizando diariamente o transporte público são estudantes, o que corresponde a, aproximadamente, 2.500 pessoas. 

“É um número alto e que vai de encontro ao que estamos orientando. Estamos com as aulas suspensas, as bibliotecas, os shoppings e teatros fechados por conta dos decretos feitos para evitar as aglomerações. Termos ainda essa quantidade de estudantes saindo de suas casas é contra a nossa estratégia para combater o vírus. Não faz sentido a Prefeitura estimular as aglomerações”, disse o prefeito.

Para adotar a medida, foi considerada a situação de calamidade em saúde que se encontra na capital e também a existência dos decretos, tanto municipal quanto estadual, de suspensão das aulas. 

O prefeito considerou ainda que existe uma perspectiva dos órgãos de saúde de um aumento exponencial dos casos de coronavírus na capital. “Estamos adotando todas as estratégias possíveis para que as pessoas permaneçam em suas casas. É necessário que isso aconteça. Então, vamos ficar em casa”, afirmou.  

Em Teresina, segundo os dados do último boletim epidemiológico da Fundação Municipal de Saúde, já são contabilizados 579 casos notificados do novo coronavírus, sendo 130 suspeitos, 425 descartados, 24 confirmados e três óbitos na capital. 

Portaria determina suspensão de transportes públicos

O funcionamento do transporte público estará suspenso em Teresina a partir desta sexta-feira santa (10) e no domingo de páscoa (12). No sábado, 11, está garantido o serviço de transporte público na cidade, como vem sendo realizado desde o decreto municipal de 23 de março, que determina a redução da frota. A medida foi adotada devido ao agravamento da crise de saúde pública, em decorrência da pandemia da Covid-19. 

Durante os feriados, existe pouca procura pelo serviço de transporte público na capital (Foto: Wilson Nanaia / Portal AZ)

O gestor da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito, Weldon Bandeira, explica que o transporte público é um serviço essencial, mas nesse cenário de pandemia é uma medida necessária.

“Analisamos que é urgente estabelecer medidas indispensáveis para se evitar a contaminação das pessoas pela Covid-19. Por isso, teremos que restringir o risco, preservar a integridade física e a saúde dos cidadãos em geral. As autoridades da saúde continuam recomendando o isolamento social e Teresina precisa se adequar a essa recomendação”, explicou. 

Ele ressaltou que nessas datas existe pouca procura pelos serviços de transporte público e deve baixar ainda mais devido à pandemia da Covid-19.

A medida da Strans faz parte Portaria Nº 01 /2020, de terça-feira, (07), que tem base na Lei nº 2.620, de 26 de dezembro de 1997, que cria a Strans. Tanto a Prefeitura de Teresina quanto o Governo do Estado já decretaram estado de calamidade pública por meio do Decreto Municipal nº 19.537, de 20.03.2020, e do Decreto Estadual nº 18.895, de 19.03.2020, respectivamente. 

Matérias relacionadas:

Firmino diz que Lacen investiga mais de 20 óbitos por suspeita de coronavírus no Piauí

Vigilância vai aplicar multas de até R$ 17 mil a quem descumprir isolamento social no Piauí     

Piauí registra a quinta morte provocada por Covid-19; sobe para 31 o número de casos positivos

Comente

Pequisar