Firmino Filho pede cumprimento de medidas de prevenção com a reabertura de novos setores

Diversas áreas da economia estão liberadas a funcionar a partir de hoje

Por Karine Rocha,

O prefeito Firmino Filho afirmou em vídeo divulgado nas redes sociais que, mesmo com a reabertura das atividades econômicas a partir desta segunda-feira (27), o isolamento social e as medidas de segurança e higiene devem continuar a ser seguidas.

Novos setores econômicos voltam as atividades a partir de hoje, em Teresina. Os índices mostram queda na transmissibilidade, porém, segundo o prefeito, não é o momento de relaxar. 

Prefeito Firmino Filho (Foto: divulgação)

"Estamos nesse momento crucial, a doença pouco a pouco diminui e nós, pouco a pouco, queremos de forma responsável, gradativa retornarmos as atividades econômicas normais da nossa cidade. Para que nós possamos sair vencedores do outro lado temos que continuar a praticar os bons hábitos, as lições que aprendemos de distanciamento, de utilização da máscara, de lavar as mãos, usar muito álcool em gel. Teresina junta, unida pode fazer muito mais do que a gente imagina", disse o prefeito.

O chefe do executivo ainda lembrou que houve sacrifício por parte dos teresinenses, mas que a doença ainda precisa ser derrotada. "Até agora muita coisa foi feita e a gente sabe que o sacrifício existiu por parte da nossa população. Não está sendo fácil, tivemos muita dor. Muitos dos nossos entes queridos se foram. Agora não podemos desistir do enfrentamento", declarou Firmino.

Assista ao vídeo:

Estão liberadas para o retorno dos trabalhos as atividades:

  • Atacado de itens não essenciais; Pet shop
  • Varejo dos serviços: informática; telefonia e comunicação; eletrodomésticos; equipamentos de áudio e vídeo; móveis; colchoaria; iluminação; instrumentos musicais e acessórios; artigos médicos e ortopédicos; ótica, relojoaria e joalheria; artigos para animais de estimação; Equipamentos para escritório; artigos fotográficos e de filmagem; aparelhos eletroeletrônicos; agências de viagens; serviços e manutenção em edifícios; missas e serviços religiosos; parques e espaços abertos; atividades físicas em espaços abertos

Protocolo

As atividades voltam de forma gradual e respeitando algumas restrições, com apenas 50% dos trabalhadores no espaço físico do estabelecimento, por apenas quatro dias na semana e seis horas de trabalho por dia. No comércio do Centro da cidade, o horário de funcionamento ficou acordado entre 9h e 15h, já na zona leste da cidade será das 14h às 20h. Os trabalhadores e clientes precisam respeitar o distanciamento social de 2 metros, além do uso de máscara e higienização constante das mãos.

No caso das atividades religiosas, deve haver redução de participantes a 30% da lotação máxima, uso obrigatório de máscara por fiéis, celebrantes e coros ou músicos. Deve ser garantido o distanciamento de 2 metros entre as pessoas, com marcação e bloqueio de cadeiras se necessário. Se possível, deve ser dada preferência a atividades ao ar livre, assim como a manutenção das transmissões online. Crianças de até 12 anos não devem participar, assim como pessoas dos grupos de risco.

Já as atividades ao ar livre só devem ocorrer de forma individual, respeitando o distanciamento. As pessoas devem evitar compartilhar objetos ou tocar as mãos diretamente no solo, além de sempre usar máscara e manter os cabelos presos. No ciclismo, deve ser mantida uma distância de 20 metros entre cada praticante. Neste primeiro momento, apenas o Parque da Cidadania será reaberto ao público, em horário reduzido, a partir da próxima quinta-feira (30).

Em relação ao transporte público, o prefeito explica que todo um planejamento foi realizado para que a frota atenda a demanda, que deve aumentar com a retomada das atividades. “Com a retomada do comércio no Centro, teremos aumento da demanda e ao longo da semana aumentaremos frota para atender a população de forma segura. Os terminais continuam fechados”, afirmou, acrescentando que as ruas do Centro da cidade também continuam interditadas.

Restrições continuam em Teresina

Para evitar aglomerações, 125 guardas municipais e 18 viaturas foram acionados para reforçar a vigilância e algumas ruas do centro da cidade continuam interditadas. Com esse investimento, a Guarda Civil Municipal (GCM) passa a contar com 392 agentes, 31 viaturas e 04 motocicletas para atender às demandas de segurança em toda a capital. 

Os agentes, de segunda-feira a sábado, das 6h às 18h, ficam no perímetro das ruas Desembargador Freitas, Paissandu, David Caldas e Avenida Maranhão. Sendo proibido o acesso de veículo acima de cinco toneladas.

Teresina recebe 125 novos guardas municipais (Foto: divulgação)

Os condutores de veículos que desobedecerem às normas estarão passíveis de autuação por infração grave, com a aplicação de multa no valor de R$ 195,23, além de computados cinco pontos no prontuário da CNH do condutor.

Matérias relacionadas:

Veja os setores que estão autorizados a reabrir a partir desta segunda-feira no Piauí    

Firmino Filho determina isolamento de ruas do Centro para restringir circulação de veículos    

Firmino Filho assina decreto que regulamenta 2ª etapa da retomada das atividades econômicas

Wellington Dias assina decreto com novas datas para flexibilização das atividades econômicas    

Arquidiocese de Teresina anuncia retorno de missas presenciais a partir de 27 de julho    

Sindilojas divulga protocolo de segurança para retorno das atividades; confira as restrições    

Comente

Pequisar