Resgatando a tradição do vaqueiro, cavalgada abre terceiro dia da ExpoTeresina
Evento cultural faz resgate cultural e espera número maior de participantes em 2019
Resgatando a tradição cultural dos vaqueiros, heróis do sertão, presentes no processo de colonização do Piauí, a ExpoTeresina contará com a tradicional Cavalgada no dia 23 de junho, próximo domingo.
Segundo o presidente da Associação Piauiense dos Criadores de Equinos, Luiz Augusto, o resgate cultural é um dos principais objetivos da realização da cavalgada.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
“A cavalgada, antes de tudo, é um evento cultural que nós traz aos vaqueiros antigos da colonização do estado do Piauí. Esse resgate tem sido feito por diversas associações, então nada mais estamos fazendo do que manter viva a tradição cultural do vaqueiro nordestino”
Luiz Augusto (Foto: Wilson Nanaia/Portal AZ)
Para este ano, a organização espera cerca de 200 a 250 cavaleiros e amazonas, superando os números do ano passado. De acordo com Luiz Augusto, essa expectativa se deve principalmente a união do evento e associações.
“Estamos esperar o numero de cavaleiros e amazonas em relação ao ano passado porque o evento já se tornou uma realidade e a organização já se encontra bem adiantada junto com as associações que compõem a ExpoTeresina. Esperamos que dê tudo certo no final”
A cavalgada terá a saída às 7h da manhã na loja Pompeu Rações, próximo ao balão do bairro São Cristovão, e segue pela BR-343 até o Parque de Exposições Dirceu Arcoverde. A previsão é chegar ao parque por volta de meio dia.
Cavalgada será realizada no próximo domingo (Foto: divulgação)
No Piauí, União, município localizado a 60 quilômetros de Teresina, é considerado berço do vaqueiro no estado. Na ExpoTeresina, outros eventos serão realizados, como a vaqueijada, entre os dias 21 e 23 de junho com premiação no valor de R$ 40 mil.