Marinha utiliza navio e helicópteros para monitorar manchas de óleo no Piauí

O navio Guarujá está sob o comando do capitão Benjamin Dante Lima, da Capitania dos Portos do Piauí

Por Fernanda Gil Lustosa,

Um navio da Marinha do Brasil e dois helicópteros chegaram às praias do Piauí neste domingo (10),  para reforçar a Operação “Amazônia Azul, Mar limpo é vida”. Eles irão intensificar o monitoramento no litoral, depois do aparecimento de manchas de óleo nas praias piauienses. 

De acordo com informações da Marinha do Brasil, até o momento os estados de Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Sergipe, Paraíba, Maranhão estão com as praias limpas. O navio Guarujá está sob o comando do capitão Benjamin Dante Lima, da Capitania dos Portos do Piauí.

Navios vão monitorar o litoral do Piauí (Foto:Divulgação Marinha do Brasil)

Em setembro as primeiras manchas de petróleo foram encontradas na Praia do Arrombado, em Luís Correia no litoral do Piauí. O comandante da Capitania dos Portos do Piauí, capitão Benjamin Dante Rodrigues Duarte, afirmou que foram coletadas amostras da substância para análise.

Capitão Benjamin Dante, Capitania dos Portos do Piauí( Foto: reprodução Prefeitura de Parnaíba) 

“Iremos percorrer o litoral diariamente, fazendo algumas manobras para tentar observar a presença de óleo. Caso seja encontrado vamos acionar o Exército, Corpo de Bombeiros e convocar nosso destacamento de fuzileiros navais e mergulhadores de combate”, explica o capitão.

Depois disso, foram também encontrados registros das substâncias nas praias do  Coqueiro, Itaqui, Peito de Moça e Atalaia, no município de Luís Correia; Pedra do Sal, na cidade de Parnaíba e Porto da Lama, em Cajueiro da Praia.

Matérias relacionadas:

Semar investiga contaminação por manchas de óleo na área de peixe-boi
Governo define defesos adicionais em áreas atingidas por manchas de óleo
Justiça Federal determina que MPF especifique ações para conter manchas de óleo no litoral nordestino
Semar convoca reunião para discutir manchas de óleo no litoral piauiense
Polícia Federal investiga origem de manchas de óleo encontradas em praias do Nordeste


 

Comente

Pequisar