Ceará fechará mausoléu de Castelo Branco, 1º general presidente da ditadura

O governo que utilizar o espaço para homenagear os chamados abolicionistas cearenses

Por Redação do Portal AZ,

Polêmica no Ceará: o governo estadual quer retirar restos mortais do marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, primeiro presidente da ditadura militar (1964-1967), de um mausoléu situado no complexo arquitetônico do Palácio da Abolição, sede do poder Executivo cearense. A estrutura arquitetônica do mausoléu será usada para homenagear os abolicionistas cearenses.

Foto: ReproduçãoO mausoléu do marechal Castelo Branco vai desaparecer no Ceará
Mausoléu onde estão os restos mortais do marechal Castelo Branco

Segundo o jornal O Povo, de Fortaleza, o monumento voltou a pauta recentemente, na gestão do governador Elmano de Freitas (PT), que expressou publicamente seu desejo de remover o monumento onde estão os restos mortais do ditador, em área do Palácio da Abolição.

O governador quer transformar o espaço que homenageia o primeiro general presidente da ditadura em um lugar para homenagear os abolicionistas cearenses. O Ceará foi a primeira província do império a suprimir a escravidão – motivo de orgulho histórico do povo cearense.

A fala do governador sobre remover o mausoléu de Castelo Branco abriu uma polêmica, com divergências e críticas, que não abalaram a posição de Elmano de Freitas. Ele disse que a decisão está tomada e para torná-la efetiva, as Secretarias da Cultura e de Direitos Humanos, “têm a missão de garantir que no Palácio da Abolição não ficará mais o Mausoléu de quem apoiou a ditadura", disse o governador em 2023, quando da cerimônia para lembrar os 44 anos da Lei da Anistia. 

O jornal O Povo informa que manteve contato com a Secretaria de Cultura do Ceará, que disse ao jornal estar em conversações com familiares do marechal Castelo Branco.

Segundo o jornal, a pasta está em tratativas para retirar do Mausoléu Castello Branco as urnas mortuárias do ex-presidente e da ex-primeira-dama Argentina Vianna Castello Branco. O contato envolve também a Casa Militar do Palácio da Abolição.

Fonte: Portal AZ

Comente

Pequisar