Banco do Nordeste perde R$ 146 milhões após ataque cibernético

Prejuízo foi registrado no balanço financeiro de 2026

Por Viviane Setragni,

O Banco do Nordeste (BNB) registrou prejuízo de R$ 146,6 milhões após o ataque cibernético sofrido pela instituição em janeiro deste ano. A informação consta no balanço financeiro do primeiro trimestre de 2026, divulgado nesta semana pelo banco.

Foto: boonchai wedmakawand/Getty ImagesOk

O valor foi classificado pelo BNB como “item não recorrente”, categoria utilizada para despesas relacionadas a eventos inesperados e fora das operações habituais da instituição financeira.

O ataque ocorreu em 26 de janeiro, quando o banco identificou movimentações suspeitas em sua infraestrutura de pagamentos via Pix. Como medida preventiva, o sistema foi temporariamente suspenso e voltou a funcionar normalmente três dias depois.

Na época, o Banco do Nordeste informou que nenhum cliente teve recursos roubados e que não houve vazamento de dados pessoais ou bancários.

Segundo informações divulgadas pelo portal PlatôBR, os criminosos teriam acessado os sistemas do banco por meio de uma vulnerabilidade em uma empresa prestadora de serviços. As transações investigadas teriam sido realizadas a partir de uma chamada “conta bolsão”, utilizada para integrar fintechs menores ao Sistema Brasileiro de Pagamentos.

As contas-bolsão funcionam como intermediárias para instituições financeiras de menor porte que não possuem acesso direto ao sistema nacional de pagamentos.

O caso do Banco do Nordeste não foi isolado. Outras instituições financeiras também relataram incidentes de segurança digital em 2026.

Em abril, o Banco Rendimento confirmou ter sofrido uma invasão que afetou alguns canais de atendimento e contas de clientes. Já o BTG Pactual informou, em março, que um ataque desviou cerca de R$ 100 milhões via Pix. Segundo fontes ligadas ao caso, os valores foram recuperados posteriormente pela instituição.

Fonte: Tecmundo

Comente

Pequisar