Fux vota para manter prisão de pai e primo de Daniel Vorcaro
Segunda Turma do STF já soma dois votos favoráveis à manutenção das prisões
O ministro Luiz Fux votou neste sábado (23) para manter as prisões de Henrique Vorcaro e Felipe Cançado Vorcaro, pai e primo do ex-banqueiro Daniel Vorcaro, investigado no âmbito da Operação Compliance Zero, da Polícia Federal. Com o voto de Fux, a Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal passou a ter dois votos pela manutenção das prisões preventivas. O relator do caso, ministro André Mendonça, já havia se manifestado no mesmo sentido.
O julgamento ocorre no plenário virtual da Corte, mas foi suspenso após pedido de vista do ministro Gilmar Mendes, que terá até 90 dias para devolver o processo para análise. Enquanto isso, as prisões seguem mantidas. Ainda faltam os votos de Kassio Nunes Marques e a definição sobre eventual participação de Dias Toffoli, que já declarou suspeição em outros desdobramentos do caso Master.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Felipe Cançado Vorcaro foi preso na mais recente fase da Operação Compliance Zero e é apontado pela Polícia Federal como integrante do núcleo financeiro-operacional investigado. Segundo as investigações, ele teria assumido protagonismo no esquema após a prisão de Daniel Vorcaro. Relatórios do Coaf citados no processo apontam movimentações bilionárias associadas ao investigado.
Já Henrique Vorcaro, pai do ex-controlador do Banco Master, é suspeito de auxiliar o filho em ações de ocultação patrimonial, pagamentos e articulações ligadas ao grupo investigado pela PF. A defesa nega irregularidades.
A Operação Compliance Zero investiga suspeitas de fraudes financeiras, lavagem de dinheiro, corrupção, invasão de dispositivos informáticos e intimidação de desafetos ligados ao caso Banco Master, que se tornou um dos maiores escândalos financeiros recentes do país.
Fonte: Com informações do Correio Braziliense