Juiz afasta vereador e conselheiros por obstrução de investigação de estupro
O vereador teria orientado o agressor a obstruir a investigação do estupro de uma garota de 14 anos
Após a atuação do Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), o juiz Caio Emanuel Severiano Santos e Sousa, da Central Regional de Inquéritos III – Polo Parnaíba, determinou medidas cautelares contra cinco investigados em um caso de estupro de vulnerável ocorrido em Bom Princípio do Piauí. O crime envolveu uma vítima menor de 14 anos, que ficou grávida. Um vereador da cidade, juntamente com outros quatro indivíduos, é acusado de tentar obstruir as investigações, falsificar documentos e coagir a família da vítima.
Conforme o promotor de Justiça Yan Walter Carvalho Cavalcante, o vereador teria orientado o responsável pelo estupro a interferir na investigação, pressionando familiares da vítima para que prestassem declarações falsas. Ao saberem que a vítima já havia sido ouvida em escuta especializada na Promotoria de Justiça de Buriti dos Lopes, o vereador e o acusado se aliaram à coordenadora do Conselho Tutelar, outro conselheiro e uma assistente social para fornecer informações falsas à polícia, produzir um relatório falso para o MPPI e ameaçar a mãe da vítima.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Na decisão, o juiz afirmou que os investigados usaram suas posições políticas e funções públicas para prejudicar a investigação. Como medidas cautelares, o vereador foi suspenso do cargo por seis meses e proibido de acessar a Câmara de Vereadores. Os conselheiros tutelares e a assistente social também foram suspensos de suas funções públicas por seis meses. Todos os investigados estão proibidos de manter contato com a vítima, familiares, testemunhas e entre si, e terão que se submeter ao monitoramento eletrônico. Além disso, foi determinada a busca, apreensão e extração de dados de seus celulares, e busca em suas residências.
Fonte: Com informações do MPPI