Governador anuncia a criação de novas delegacias na capital e interior

Até meses atrás a maioria das delegacias fechava para dormir

Por Redação do Portal AZ,

Depois que na gestão de Wellington Dias o comando da Secretaria de Segurança manteve fechadas a maioria das delegacias da capital e no interior, o governo Rafael Fonteles anuncia uma novidade para essa sexta-feira: vai criar nove delegacias. 

Segundo informes do gabinete do secretário de Segurança Chico Lucas, o anúncio da criação das delegacias será em solenidade no Palácio de Karnak. 

Foto: sspChico Lucas
Secretário de Segurança Chico Lucas

O Governo do Piauí assinará durante solenidade, nessa sexta-feira (3), no Palácio de Karnak, decretos para criação de nove delegacias especializadas no combate às facções criminosas no Estado.

Durante a cerimônia serão criados também, o Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRACO) e o Núcleo de Apoio à Repressão de Roubos e Furtos de Aparelhos Eletrônicos (NARFF).

Serão quatro delegacias especializadas na capital Teresina, e uma nos municípios de Parnaíba, Picos, Piripiri, Floriano e Bom Jesus.

"A escolha por esses municípios tem como base as estatísticas, que apontam eles como os de maior reincidência de casos e demandas. Mas a atuação se estende para todos os outros municípios também", explicou Chico Lucas, secretário de Segurança Pública do Piauí.

O DRACO surge da necessidade de uma unidade especializada no enfrentamento às organizações criminosas habituadas na prática de infrações penais violentas. 

"O objetivo é reprimir e investigar, especialmente, crimes de lavagem de dinheiro, de extorsão mediante sequestro, de furto ou de arrombamento a caixas eletrônicos, de roubo a bancos, instituições financeiras e de transportes de valores, quando demandem investigação especializada ou decorrente da ação de associações ou organizações criminosas", afirmou o secretário.

A Secretaria de Segurança criou o NARFF para combater o número crescente de ocorrências relacionadas a roubo e furtos de aparelhos celulares, e atender a consequente necessidade de fomentar ações que promovam a repressão qualificada desse tipo de crime. 

"A ideia do núcleo é prestar auxílio às investigações das delegacias de Polícia e/ou realizar diligências preliminares, por determinação do delegado-geral, para recuperar celulares furtados e roubados", destaca Chico Lucas. 

Ainda na sexta-feira, o governador Rafael Fonteles autoriza a nomeação de novos delegados, que estão finalizando o curso de formação para assumir as unidades desguarnecidas. 

"Temos trabalhado incansavelmente na prisão de criminosos e na apreensão de armas de fogo. Em fevereiro, tivemos redução em 25% no número de mortes violentas intencionais (MVI) no Estado. Mas é claro que a nossa meta não é apenas diminuir, e sim erradicar. Estamos engajados em fazer o melhor trabalho possível para levar segurança e paz aos piauienses", finalizou o secretário.

Chico Lucas tem motivado de fato os componentes da cúpula policial para modernizar e trabalhar ao seu estilo, porque a maioria deles ocupava cargo de direção na gestão comandada pelo capitão Fabio Abreu, que sucateou e desmotivou o aparelho de segurança.

Fonte: Portal AZ

Comente

Pequisar