Lula confirma encontro com Vorcaro e diz que governo não atuará no caso Master
Presidente afirma que investigação será técnica e conduzida pelo Banco Central
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quinta-feira (5) que se reuniu com o presidente do Banco Master, Daniel Vorcaro, e garantiu que o governo federal não exercerá qualquer interferência política nas investigações envolvendo a instituição financeira.
Em entrevista ao portal Uol, Lula disse que recebeu Vorcaro da mesma forma que tem se encontrado com dirigentes de outros bancos durante o atual mandato e ressaltou que a conversa não constava na agenda oficial. Segundo o presidente, o encontro ocorreu a pedido do ex-ministro da Fazenda Guido Mantega, que levou o banqueiro a Brasília.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
De acordo com o relato de Lula, participaram da reunião o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, e o ministro da Casa Civil, Rui Costa. O presidente afirmou que ouviu do dirigente do Banco Master alegações de perseguição, mas deixou claro que a apuração não sofrerá influência política.
“O que haverá será uma investigação técnica, feita pelo Banco Central”, afirmou o presidente, ao reforçar que o governo não atuará a favor nem contra o banco. Segundo ele, caberá à autoridade monetária avaliar eventuais irregularidades, como falhas de gestão ou indícios de lavagem de dinheiro.
Lula afirmou ainda que, após o encontro, reuniu o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, Galípolo e o procurador-geral da República, Paulo Gonet. Para o presidente, o caso representa uma oportunidade de avançar no combate a esquemas de corrupção e irregularidades financeiras, independentemente de envolvimento político ou institucional.
Fonte: Com informações do G1