Congresso prevê fim da escala 6x1 e ‘taxa das blusinhas’ nesta semana

PEC da segurança pública também está entre as pautas prioritárias

Por Redação,

O Congresso Nacional inicia nesta segunda-feira (31) uma semana de votações com propostas de impacto econômico e social. Entre os principais temas que devem avançar na Câmara dos Deputados e no Senado estão o fim da escala de trabalho 6x1, a suspensão do imposto sobre compras internacionais de até US$ 50 e a PEC da Segurança Pública.

Foto: Foto: Leonardo Sá/Agência SenadoFachada do Palácio do Congresso Nacional
Fachada do Palácio do Congresso Nacional

As matérias fazem parte do esforço concentrado definido pelas duas Casas antes das eleições de outubro.

Fim da escala 6x1

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que reduz a jornada de trabalho deve ser analisada na quarta-feira (2) pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado.

O relator, senador Omar Aziz (PSD-AM), apresentou parecer favorável à proposta e rejeitou as 12 emendas apresentadas ao texto. A intenção é preservar a versão aprovada pela Câmara para evitar que a matéria precise retornar aos deputados.

Pela proposta, os trabalhadores terão dois dias de descanso semanal remunerado, com preferência para o domingo. A jornada máxima, atualmente de 44 horas semanais, seria reduzida para 42 horas dois meses após a promulgação da PEC e, um ano depois, passaria definitivamente para 40 horas.

Caso avance na CCJ, a proposta ainda precisará ser votada em dois turnos no plenário do Senado, com pelo menos 49 votos favoráveis em cada etapa.

Taxa das blusinhas’

A Medida Provisória que prevê o fim do imposto de importação sobre compras internacionais de até US$ 50 também está entre as prioridades.

A comissão mista responsável pela análise da MP se reúne nesta segunda-feira (31), às 16h. A relatora, senadora Leila Barros (PDT-DF), deve apresentar seu parecer, com possibilidade de votação ainda na comissão.

A medida provisória perde a validade em 8 de setembro. Se for aprovada pelos parlamentares da comissão, seguirá para os plenários da Câmara e do Senado.

Mototaxistas e entregadores

A Câmara também deve analisar nesta segunda-feira medidas relacionadas a trabalhadores de aplicativos. A sessão está prevista para as 18h.

Entre as propostas estão mudanças nas regras para mototaxistas e profissionais de motofrete e a criação de uma linha de financiamento destinada à compra de motocicletas e bicicletas elétricas por entregadores.

Os deputados ainda poderão votar projetos sobre incentivos fiscais para doações a programas de atenção oncológica e de saúde da pessoa com deficiência, além de propostas relacionadas à agroecologia e ao Plano Nacional de Cultura.

Segurança Pública

No Senado, a PEC da Segurança Pública está entre as matérias prioritárias. O texto prevê maior integração entre as forças de segurança, compartilhamento de informações e mudanças nas regras de financiamento do setor.

Também estão previstas discussões de medidas econômicas, como o Redata, que estabelece incentivos para a instalação de data centers no país, e o projeto que cria regras para minerais críticos e estratégicos, considerados importantes para áreas como tecnologia, energia, veículos elétricos e defesa.

Fonte: Com informações da Agência Brasil

Comente

Pequisar