Bloquinhos de rua agitam a programação de carnaval em Teresina nesse feriado

A animação será garantida em todas as zonas da capital

Por Rebeca Lima,

Faltando apenas dois dias para o carnaval, o folião que decidiu ficar em Teresina já prepara a fantasia para curtir a festa nos bloquinhos mais tradicionais espalhados em todas as zonas da capital. 

Logo no primeiro dia, 02 de março, a programação contará com a alegria do Bloco Pinto na Morada, localizado na Praça Carlos Castelo Branco, no bairro Morada do Sol, zona Leste, a partir das 14h30.

Bloco Pinto na Morada (Foto: Divulgação)

Em entrevista ao Portal AZ, o diretor do Pinto na Morada, Alexandre Sá conta o principal motivo da criação do bloco. 

“Surgiu em 2017 com o intuito de levar alegria e irreverência para o bairro Morada do Sol durante o carnaval, sobre tudo resgatando a participação das famílias que ali residem”, ressalta Alexandre Sá.

A programação para terceira edição do bloco contará com duas bandas, orquestra de frevo, bonecos gigantes e a principal surpresa desse ano que será um boneco de quatro metros do Pinto, a principal figura do Bloco Pinto na Morada.  

Bloco Pinto na Morada (Foto: Divulgação)

Ainda completando o sábado de carnaval, a animação na zona Sul ficará por conta do Bloco Negão da Macaúba que nasceu com a inspiração de uma lenda urbana muito conhecida no bairro, a do negão da Macaúba. 

O diretor do bloco Chico Luiz explica que há oito anos a festa reúne muitas pessoas e alimenta a identidade da região com histórias dos moradores mais antigos. 

“Tudo isso nasceu no bairro Vermelha em 2011. Com minha mudança para o bairro Macaúba resolvemos brincar, mexer e sacudir a comunidade com uma figura do imaginário popular, uma lenda urbana. Aí criamos o bloco Negão da Macaúba, está dando tão certo que os moradores mais antigos da comunidade se identificam, refrescam a memória contando histórias do seu próprio passado e o mais novos, os jovens levam tudo na brincadeira” conta Chico Luiz. 

Bloco Negão da Macaúba (Foto: Divulgação)

Nesse ano, a grande novidade do bloco será uma homenagem ao cantor e compositor My Brother que faleceu em junho de 2018. O artista que deixou um legado no samba e MPB, era carioca mas morava no Piauí há 30 anos. Além disso, a festa que começa as 17h contará com duas bandas, estrutura de palco, som, iluminação e a premiação da fantasia mais criativa. 

Já na segunda-feira de carnaval, 04 de março, será a vez do Bloco Vaca Atolada reunir os foliões no penúltimo dia de festa. Com a 27ª edição, o bloco que já é tradição na cidade acontecerá em frente ao Iate Clube, no bairro Matinha, a partir das 14h. 

Bloco Vaca Atolada (Foto: Divulgação)

Em entrevista ao Portal AZ, o coordenador do bloco Daniel Borges, explica como surgiu uma das maiores festas de carnaval em Teresina que nasceu com a brincadeira de amigos.  

“O Vaca Atolada surgiu em 1992 em uma segunda-feira de carnaval. Naquela época os clubes estavam meio fracos, quase não tinha clube e eu gostava muito do carnaval de clube. Um colega meu fazia um carrinho de madeira e na frente da minha casa tinha dois irmãos que brincavam todo carnaval vestido de mulher. Ai chamei eles, a gente se vestiu de mulher e saímos pelas ruas brincando. Todo ano a gente repetia essa brincadeira e todo ano ia acumulando mais gente”, explica Daniel Borges. 

Na 27ª edição do Bloco Vaca Atolada, o público contará com diversas atrações, orquestra, trio elétrico e estrutura de palco com camarote.  

Comente

Pequisar