Diretor do Natan Portela alerta para aumento de casos de covid-19 no mês de maio no Piauí

Médico destacou o salto de casos confirmados de 18 para 600 em abril

Por Renayra de Sá,

“Estamos em uma curva ascendente de casos. Se nós não tomarmos as medidas para nos proteger e proteger quem amamos, vamos ver um cenário com os hospitais lotados”, disse o médico infectologista e diretor do Instituto Natan Portela, José Noronha, sobre a pandemia do coronavírus no Piauí. 

Doutor José Noronha (Foto: divulgação)

Em vídeo divulgado pela Secretaria da Saúde, o especialista destacou o salto da confirmação de casos de covid-19 no mês de abril, que foi de 18 para 600 pessoas infectadas.  

“Esse crescimento provavelmente vai continuar no mês de maio. Mais do que nunca as medidas de isolamento social são extremamente necessárias para evitar a propagação para os nossos entes queridos. Se observarmos o mês de abril, a medida em que as semanas iam passando tínhamos uma média de mais pacientes internados”, afirmou. 

O médico ressaltou também sobre a situação do Piauí que, atualmente, ainda possui casos abaixo do que estava projetado devido ao isolamento social. “Nos isolamos no momento adequado e nós podemos observar isso comparando nossa situação com a dos estados vizinhos, mas só isso não basta”, concluiu. 

Casos no Piauí

A Secretaria de Saúde informou na noite desta quinta-feira (30) que chegou a 600 o número de casos confirmados de coronavírus no Piauí. Em apenas 24 horas, a Sesapi registrou mais 87 novos casos, sendo 48 mulheres e 39 homens, com idades que variam de três meses a 89 anos.   

De acordo com o órgão, os municípios de Francisco Ayres e São Julião registraram pela primeira vez casos da covid-19. Agora, são 58 municípios com casos confirmados no estado. O número de óbitos permanece em 24.

Ainda segundo a secretaria, 1834 casos da doença já foram descartados no estado, 151 pessoas já receberam alta médica, 191 estão internadas com sintomas suspeitos, 129 estão em leitos clínicose 60 na UTI. Na quarta-feira (29) o órgão havia registrado 513 casos confirmados de coronavírus no Piauí. 

Matéria relacionada:

Chega a 600 o número de casos confirmados de coronavírus no Piauí    

Comente

Pequisar