Piauí instala comitê médico para estudar uso de cloroquina contra a covid-19

Participaram da videoconferência vários nomes importantes da medicina piauiense

Por Fernanda Gil Lustosa,

O Governo do Piauí criou um comitê médico para estudar uso de medicamentos contra a Covid-19. O Grupo de trabalho, que deve ser composto por médicos, pesquisadores e entidades médicas, foi criado para avaliar e definir o uso de cloroquina, hidroxicloroquina e corticoides, entre outros medicamentos que auxiliem no tratamento da doença.

Piauí instala comitê médico para estuda uso de cloroquina contra o Covid-19 (Foto:Marcelo Casal Jr/Agência Brasil)

“Nosso objetivo é montar um comitê plural, com os mais variados pensamentos, para juntos acompanharmos as experiências. Esse é um caminho para dar mais segurança ao profissional médico e para vencermos essa batalha”, explica o governador Wellington Dias.

Governador Wellington Dias (Foto: Lucas Sousa/Portal AZ)

Através de videoconferência o médico oncologista, Sabas Vieira, advogou junto ao Governo do Estado o estudo do uso de corticoides no tratamento à Covid-19, a depender da avaliação médica.

“É verdade que não há ainda uma pesquisa científica que comprove os resultados da cloroquina no tratamento da Covid-19, mas nós estamos avaliando e, em breve, teremos alguns dados para apresentar comparando o tratamento de pacientes que utilizaram corticoide e os que não usaram. Existe um otimismo entre os médicos que estão trabalhando nesta vertente”, diz.

Participaram da videoconferência outros nomes da medicina piauiense, como Benjamin Vale, Luciana Formiga, Marcelo Martins, Bruno Ribeiro e o diretor do Hospital Natan Portela, o médico infectologista José Noronha.

Resultados positivos no Hospital Tibério Nunes

A unidade foi uma das primeiras a ofertar na rede de Atenção Básica do município a cloroquina e azitromicina, medicação utilizada no tratamento, que tem como base o conhecimento adquirido de médicos espanhóis que estão na linha de frente da doença em Madri, através da troca de experiências entre a médica Marina Bucar, que já tratou mais de 600 pacientes na Europa. Esse tratamento dura de 3 a 5 dias.

Paciente curada com o tratamento (Foto:Secom Floriano)

"O que nós estamos fazendo é o tratamento na segunda semana. Estamos recebendo pacientes com alterações na anatomia dos pulmões. Nós temos feito uma corticoperapia, que é a aplicação de um antiflamatório potente na veia que regride a lesão e o paciente tem uma melhora quase que imediata, cerca de 24 horas depois”, explica Justino Moreira, diretor do Hospital.

Se o paciente não evolui bem na primeira fase do tratamento e apresenta sintomas moderados com alteração radiológica ele seguem para internação hospitalar. Neste estágio, os médicos costumam adotar a pulsoterapia com metilprednisolona na fase inflamatória.

A Secretaria de Saúde de Floriano adquiriu trezentos kits da medicação utilizada em fase inicial do tratamento da Covid-19 (cloroquina e azitromicina). Esse método foi dividido em duas fases, o primeiro é utilizado no tratamento de pacientes acometidos em fase inicial pela Covid-19. No tratamento disponibilizado, ainda na Atenção Básica em Floriano, o paciente com dois dias de sintomas é submetido a medicação prescrita pelo médico responsável com duração de cinco dias.

Sobre o comitê

Além de profissionais da saúde, o comitê deve ser constituído por pesquisadores da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Universidade Estadual do Piauí (Uespi), faculdades, Conselho Regional de Medicina (CRM) e demais entidades de saúde.

Matéria relacionada:

Secretaria diz que esvaziou leitos de UTI depois de tratar pacientes com cloroquina em Floriano
Ministra Damares visita o hospital de Floriano para conhecer tratamento com cloroquina
Bolsonaro avalia visitar Floriano depois de repercussão sobre uso da cloroquina em pacientes com covid-19

Comente

Pequisar