Bahiafarma projeta Nordeste como polo de remédios contra câncer no SUS

Acordos internacionais miram mercado de R$ 1,7 bilhão e corte nas importações

Por Redação Portal AZ,

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, integra a missão oficial do governo federal à Índia e à Coreia do Sul com o objetivo de firmar parcerias para a produção nacional de medicamentos biológicos de alto custo. A iniciativa, articulada com o Ministério da Saúde, prevê transferência de tecnologia para a Bahiafarma e pode gerar economia anual de até 25% nas compras do SUS.

Foto: ReproduçãoBahiafarma puxa protagonismo regional em remédios de alto custo no SUS
Bahiafarma puxa protagonismo regional em remédios de alto custo no SUS

A estratégia envolve acordos com as farmacêuticas Samsung Bioepis, Dr. Reddy’s Laboratories e Biocon Biologics, a partir de parceria já firmada com a brasileira Bionovis no âmbito das Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDP). A assinatura dos termos está prevista para fóruns empresariais nos dias 21, na Índia, e 23, na Coreia do Sul.

O projeto contempla quatro biofármacos usados no tratamento de câncer e doenças raras — Eculizumabe, Pertuzumabe, Nivolumabe e Bevacizumabe — que somam demanda anual superior a R$ 1,7 bilhão no Sistema Único de Saúde. A produção local deve reduzir a dependência de importações e ampliar o acesso aos tratamentos.

Segundo a diretora-presidente da Bahiafarma, Ceuci Nunes, a fabricação no estado pode representar economia de cerca de R$ 600 milhões por ano para o Ministério da Saúde. A transferência tecnológica será gradual, até que a produção seja totalmente nacionalizada.

Para viabilizar o projeto, o laboratório público passa por modernização do parque industrial em Simões Filho, com foco na fabricação de medicamentos biológicos, sólidos orais e kits diagnósticos. A iniciativa integra a política federal de fortalecimento do complexo industrial da saúde e busca posicionar a Bahia como polo nacional em biotecnologia aplicada ao SUS.

O governo estadual também associa o movimento à geração de empregos qualificados e à formação de especialistas, dentro de uma estratégia mais ampla de reindustrialização e atração de investimentos para setores tecnológicos e de energia.

Fonte: Portal AZ

Comente

Pequisar